O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

25 DE NOVEMBRO DE 2022

39

COLUNA 1 COMPETÊNCIA

COLUNA 2 CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS

1. Respeitar os regulamentos e as convenções em matéria de transporte de passageiros;

1. Conhecimento dos regulamentos e das convenções aplicáveis em matéria de transporte de passageiros. 2. Capacidade para prestar assistência direta a pessoas com deficiência e a pessoas com mobilidade reduzida, em conformidade com os requisitos de formação e instruções do Anexo IV do Regulamento (UE) n.º 1177/2010, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 24 de novembro de 2010.

2. Auxiliar a movimentação segura dos passageiros durante o embarque e o desembarque.

1. Conhecimento dos procedimentos aplicáveis antes e durante o embarque e o desembarque dos passageiros. 2. Capacidade para posicionar e colocar o equipamento de embarque e desembarque e para aplicar as medidas de segurança.

3. Auxiliar na supervisão dos passageiros em situações de emergência.

1. Conhecimento do equipamento de salvação existente para situações de emergência, dos procedimentos a seguir em caso de derrame, incêndio, homem ao mar, evacuação incluindo crises e gestão de multidões, e de primeiros socorros a bordo da embarcação. 2. Capacidade para prestar assistência em caso de derrame, incêndio, homem ao mar, abalroamento e evacuação incluindo crises e gestão de multidões, utilização de equipamento de salvamento em situações de emergência e primeiros socorros a bordo da embarcação.

4. Comunicar eficazmente com os passageiros. 1. Conhecimento de expressões de comunicação normalizadas para evacuação dos passageiros em caso de emergência. 2. Capacidade para utilizar um comportamento e uma linguagem vocacionados para o serviço.

4. Máquinas navais e instalações elétricas, eletrónicas e de comando

4.1. O marinheiro deve estar apto a auxiliar o comando da embarcação a nível da engenharia marinha,

elétrica, eletrónica e de controlo, a fim de assegurar a segurança técnica geral.

O marinheiro deve estar apto a:

COLUNA 1

COMPETÊNCIA

COLUNA 2

CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS

1. Auxiliar na monitorização dos motores e do sistema de propulsão;

1. Conhecimento dos princípios do sistema de propulsão. 2. Conhecimento dos diferentes tipos de motores e respetiva construção, desempenho e terminologia.

3. Conhecimento da função e funcionamento do fornecimento de ar, do fornecimento de combustível, do arrefecimento por lubrificação e do sistema de escape dos motores. 4. Conhecimento dos principais motores e dos motores auxiliares.

5. Capacidade para efetuar controlos de base e assegurar o funcionamento regular dos motores.

2. Preparar os motores principais e o equipamento auxiliar para o funcionamento.

1. Conhecimento dos sistemas de arranque dos motores principais, do equipamento auxiliar e dos sistemas hidráulicos e pneumáticos, em

conformidade com as instruções. 2. Conhecimento dos princípios dos sistemas de inversão de marcha. 3. Capacidade para preparar as máquinas na casa das máquinas de acordo com a lista de verificação antes da partida.

4. Capacidade para utilizar o sistema de arranque e o equipamento auxiliar de acordo com as instruções, por exemplo, equipamento de comando. 5. Capacidade para arrancar com os motores principais após o início dos procedimentos de arranque.

6. Capacidade para utilizar os sistemas hidráulico e pneumático.

3. Reagir adequadamente a avarias dos motores. 1. Conhecimento do equipamento de comando na casa das máquinas e dos procedimentos de comunicação de avarias.

2. Capacidade para reconhecer avarias e tomar medidas adequadas em caso de avaria, incluindo a comunicação à direção da embarcação.