O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SEPARATA — NÚMERO 33

44

COLUNA 1 COMPETÊNCIA

COLUNA 2 CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS

3. Tomar as devidas precauções antes de entrar em espaços fechados.

1. Conhecimento dos perigos associados à entrada em espaços fechados. 2. Conhecimento das precauções a tomar e dos testes ou medidas a efetuar para determinar se um espaço fechado foi securizado mesmo durante o trabalho. 3. Capacidade de aplicar instruções de segurança antes de entrar em determinados espaços a bordo, por exemplo: • porões, • ensecadeiras, • casco duplo. 4. Capacidade de tomar precauções no que respeita ao trabalho em espaços fechados.

7.2. O marinheiro deve estar apto a reconhecer a importância da formação a bordo e a atuar

imediatamente em caso de emergências.

O marinheiro deve estar apto a:

COLUNA 1 COMPETÊNCIA

COLUNA 2 CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS

1. Atuar em caso de emergências de acordo com as instruções e os procedimentos aplicáveis;

1. Conhecimento de vários tipos de situações de emergência. 2. Conhecimento de rotinas para seguir em caso de alarme. 3. Conhecimento de procedimentos aplicáveis em caso de acidente. 4. Capacidade de agir de acordo com instruções e procedimentos.

2. Prestar primeiros socorros; 1. Conhecimento dos princípios gerais dos primeiros socorros, incluindo avaliação da estrutura do corpo e das funções a bordo da embarcação após avaliação de uma situação. 2. Capacidade para manter as condições físicas e mentais e a higiene pessoal no caso de primeiros socorros. 3. Conhecimento das medidas relevantes em caso de acidentes em conformidade com as melhores práticas reconhecidas. 4. Capacidade para avaliar as necessidades dos pacientes e as ameaças à segurança pessoal. 5. Capacidade para efetuar as medidas requeridas em caso de emergência, incluindo: a) posicionar os pacientes, b) aplicar técnicas de ressuscitação, c) controlar a perda de sangue, d) aplicar as medidas adequadas de gestão fundamental do choque, e) aplicar as medidas adequadas na eventualidade de queimaduras e escaldaduras, incluindo acidentes causados pela corrente elétrica. f) socorrer e transportar um paciente. 6. Capacidade para improvisar ligaduras e utilizar materiais do estojo de emergência.

3. Utilizar e manter o equipamento de proteção individual e o equipamento salva--vidas a bordo do navio;

1. Conhecimento das inspeções periódicas do equipamento de proteção individual, das vias de evacuação e dos equipamentos de salvamento no que diz respeito à função, danos, uso e outras imperfeições. 2. Capacidade de reação em caso de deficiências identificadas, incluindo procedimentos de comunicação relevantes. 3. Capacidade para utilizar meios de salvação individuais, por exemplo: • boias de salvação incluindo equipamento relevante, e • coletes de salvação incluindo equipamento relevante, como luzes fixas ou intermitentes e um apito firmemente amarrado por um cordão. 4. Conhecimento das funções da baleeira. 5. Capacidade para preparar, lançar, navegar, recuperar e guardar a baleeira.

4. Prestar assistência em caso de operações de salvamento e nadar;

1. Capacidade de socorrer e transportar um paciente. 2. Capacidade de utilizar aptidões de natação para operações de salvamento.

5. Utilizar vias de evacuação de emergência; Capacidade para manter as vias de evacuação livres (de acordo com a disposição a bordo).