O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1144-(18)

II SÉRIE — NÚMERO 58

b) A fraca taxa de utilização das instalações de Alferrarede, consequente da alteração de mercado referida, é agravada também pela baixa taxa de utilização das outras instalações fabris do Barreiro da QUIMIGAL (estas com menores custos de fabrico):

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

(•) Previsão.

(••) Em 1986 houve redução de horário de trabalho, passando-se a parar todo o fim--dr-sfmana (sábado e domingo).

2 — No que respeita à hipótese de fabricar outros produtos, é de salientar que, numa extracção contínua de oleaginosas, qualquer diversificação teria de passar por produtos muito similares. Hipóteses de extracção de outras oleaginosas tiveram de ser postas de lado por falta de rendibilidade.

Hipóteses de produção de outros produtos a partir de oleaginosas depararam com fraca rendibilidade, quer por falta de mercado, quer por custos demasiado elevados devido à falta de flexibilidade de instalações.

3 — A política geral da QUIMIGAL em relação à reestruturação global e profunda que está procurando levar a cabo também se aplica neste caso, ou seja, a empresa está envidando todos os esforços ao seu alcance no sentido de atenuar e procurar resolver os problemas sociais que medidas de racionalização deste tipo naturalmente levantam.

10 de Março de 1988. — O Chefe do Gabinete, José Manuel Saldanha Bento.

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E ENERGIA GABINETE DO MINISTRO

Assunto: Resposta ao requerimento n.° 450/V (l.a>AC, do deputado Álvaro Brasileiro (PCP), acerca do encerramento da fábrica da QUIMIGAL em Alferrarede.

Em resposta ao vosso ofício n.° 215/88, de 20 de Janeiro de 1988, e ao requerimento do Sr. Deputado em referência, encarrega-me S. Ex.a o Ministro da Indústria e Energia de informar V. Ex.a do seguinte:

1 — A decisão de encerramento das instalações de Alferrarede da QUIMIGAL foi orientada por preocupações de racionalização de fabrico de óleos ao nível da empresa e pela sua concentração na unidade produtiva mais económica e melhor localizada (Barreiro).

Com efeito, os relatórios de actividade dos últimos anos relativos à unidade de Alferrarede evidenciam os seguintes resultados nas contas de exploração (em milhares de contos):

I

(•) Previsão.

Tais resultados são consequência, fundamentalmente, de:

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

(•) Previsão.

(••) Em 198$ houve redução do horário de trabalho, passando-se a parar todo o flm-•de-semana (sábado e domingo).

2 — A política geral da QUIMIGAL em relação à reestruturação global e profunda que está procurando levar a cabo também se aplica neste caso, ou seja, a empresa está envidando todos os esforços ao seu alcance no sentido de atenuar e procurar resolver os problemas sociais que medidas de racionalização deste tipo naturalmente levantam.

10 de Março de 1988. — O Chefe do Gabinete, José Manuel Saldanha Bento.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

GABINETE DO MINISTRO

Assunto: Resposta ao requerimento n.° 475/V (l.a)-AC, do deputado José Apolinário (PS), solicitando o envio de publicações.

Em referência ao ofício de V. Ex.a acima indicado, junto tenho a honra de remeter a V. Ex." os exemplares abaixo indicados:

Dois exemplares dos Dados Estatísticos de 1986 do Gabinete de Planeamento e de Coordenação do Combate à Droga; e

Dois exemplares da publicação Estatísticas da Justiça, relativos a 1985 e 1986, do Gabinete de Estudos e Planeamento (a).

7 de Março de 1988. — O Chefe do Gabinete, Abílio Morgado.

(a) A publicação referida foi entregue ao deputado.

a) Alteração do mercado global de óleos embalados em 1985, com a penetração de óleos de soja, o que levou à consequente redução do mercado de óleos não soja e também a uma acentuada quebra de margens do negócio. Tal facto torna não rendível a laboração de subprodutos como a grainha de uva e a semente de tomate;

b) A fraca taxa de utilização das instalações de Alferrarede, consequente da alteração de mercado referida, é agravada também pela baixa taxa de utilização das outras instalações fabris do Barreiro da QUIMIGAL (estas com menores custos de fabrico):