O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 62 )

Villa, e mais das seguintes: Atouguia das Cabras, Cabanas de Torres, Cadafaes, Carnota, Espiçandeira, Olhalvo Ota, Palhacara, Paul d'Ota, Santa Quiteria de Meca, Varzea, e Villa Nova da Rainha. Concelho da Castanheira composto das Freguezias da Castanheira, e Povos. Concelho de Villa Franca de Xira composto das Caxoeiras, e Villa Franca.

A este parecer foram offerecidas as seguintes emendas:

1.ª Que o Concelho da Castanheira, e Povos se reuna ao de Villa Franca. = Visconde de Fonte Arcada, Joaquim Pompilio da Motta.

2.ª No caso de se supprimir o Concelho da Castanheira e Povos deve a primeira Freguezia ser annexada a Alemquer, e a segunda a Villa Franca. = Sala das Côrtes, em 27 de Maio de 1837. = O Deputado Gorjão Henriques.

Depois d'alguma discussão foi approvado o parecer relativamente a Alemquer; e a parte relativa a Villa Franca foi tambem approvada, resolvendo com tudo o Congresso que se elimine o Concelho da Castanheira, e que as suas Freguezias sejam encorporadas no Concelho de Villa Franca; ficando assim approvada a emenda do Sr. Visconde de Fonte Arcada e Pompilio, e prejudicada a do Sr. Gorjão Henriques.

15.º Sobre a representação feita pelo Administrador Geral do 11.° Districto Administrativo (Leiria) ácerca da irregularidade com que se acham organisados os arredondamentos dos novos Concelhos d'Alvayazere, Cabaças, e Chão do Couce. E tendo presentes os requerimentos das Camaras dos extinctos Concelhos d'Ancião, Maçãs de D.Maria, Pousa Flores, e outros Povos annexos a estes Concelhos, a Commissão emittiu o seu parecer, o Congresso porém resolveu, a pedido do Sr. Leonel, que este parecer volte á Commissão para de novo tomar em consideração quando alli chegarem informações, que se esperam do Governo.