O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(6)

não me parece necessario dar parte de huma installação, que eu julgo teve lugar no dia de hontem.

O Sr. Cupertino: - Pela Sessão Real não julgo que a Camara seja installada; para que isso be verifique he necessario que só verifique tambem a reunião de um número sufficiente de Deputados: poderia muito bem acontecer que hoje se não tivesse reunido esse numero, e nesse caso a Camara não ficava installada; mas, como tem acontecido o contrario, eis-aqui porque eu julgo que tem lugar a Proposição do Sr. Serpa Machado.

O Sr. Magalhães: - A mim parece-me que he desnecessaria a participação, pois que, como manifestou muito bem o Sr. Vice-Presidente, seria necessaria quando não houvesse Presidente, quando não estivessem legalisados os Títulos dos Deputados, etc., que he o que constitue a installação da Camara; mas, estando tudo isso já feito, agora não faz a Camara senão continuar nas suas Funcçôes, e para isso seguramente não ha necessidade alguma de se fazer essa participação. Pelo que respeita ao que se tem dicto, de que poderia acontecer que: senão tivesse reunido o número sufficiente de Deputados, isso tambem poderia acontecer em qualquer outro dia, e nem por isso se dirá que fosse necessario fazer uma participação no dia seguinte, se se reunião os Deputados necessarios, de ter-se tornado a installar a Camara.

O Sr. Soares Franco: - Eu queria fallar tambem nesse sentido. Nós estâmos constituídos pela Lei. O Decreto da Abertura da Camara não faz outra cousa que conformar-se com o que esta determinado na Carta, por conseguinte parece-me que não necessitâmos fazer participação alguma.

O Sr. Mouzinho de Albuquerque: - Não pode ter agora lugar a participação de achar-se a Camara installada; pelo que já se tem manifestado, mas não vejo que porisso não possa ter lugar o mandar-se uma Deputação a Sua Alteza, manifestando que, tendo-se reunido a Camara, começa hoje os seus trabalhos: proponho pois que se nomêe para esse fim essa Deputação.

O Sr. Vice-Presidente: - Talvez seria conveniente consultar-se a este respeito o Projecto do Regimento interno da Camara, que foi apresentado a esta pelo Decreto de Sua Alteza, para ver se nelle se faz menção de alguma cousa relativa a este caso.

Lêo-se do dicto Regimento o que dizia respeito a este objecto.
O Sr. Vice-Presidente poz a votos, se se deveria mandar uma Deputação a Sua Alteza a participar a reunião da Camara?
Decidio-se que não carecia enviar-se Deputarão a esse fim, nem fazer-se alguma outra participado.

O mesmo Sr. Vice-Presidente disse: - Não tendo hoje mais trabalhos preparados, convido aos Srs. Deputados a reunirem-se nas Secções para o fim indicado.
A Ordem do dia para ámanhã he a que já está determinada. Está levantada a Sessão. = Erão 20 minutos depois do meio dia.

SESSÃO DE 4 DE JANEIRO.

Ás 9 horas e 45 minutos da manhã, faltando Q Sr. Presidente, passou a occupar a Cadeira da Presidencia o Sr. Vice-Presidente.
Feita a chamada se achárão presentes 35 Srs. Deputados, faltando, alem dos 8, que ainda se não apresentárão, 17; a saber: os Srs. Marciano de Azevedo
- Leite Pereira - Bettancourt - Bispo Titular de Coimbra - Trigoso - Travassos -Ferreira de Moura - Campos Barreto - Gerardo de Sampayo - Machado de Abreu - Luiz Antonio Rebello - Luiz José Ribeiro - Alberto da Cunha - Pimenta d'Aguiar
- Borges Carneiro - Azevedo e Mello - Alves Diniz, todos com caixa motivada.
Declarou o Sr. Vice-Presidente que estava aberta a Sessão; e sendo lida a Acta da Sessão precedente foi approvada.
Dêo conta o Sr. Secretario Barrozo dos Srs. Deputados, que pelas respectivas Secções Geraea forão eleitos para Presidentes, e Secretarios dellas, assim como para as Commissões Administrativa, e de Petições; a saber:

1.ª Secção. - Presidente o Sr. Francisco Manoel Gravito. - Secretario o Sr. José Cupertino da Fonseca.

2.ª Dicta. - Presidente o Sr. Joaquim Placido Galvão Palma. - Secretario o Sr. João Elias da Costa.

3.ª Dicta. - Presidente o Sr. Manoel Gonçalves de Miranda. - Secretario o Sr. Antonio Vicente de Carvalho e Sousa.

4.ª Dicta. - Presidente o Sr. Manoel de Macedo Pereira Coutinho. -Secretario o Sr. Francisco Tavares de Almeida.

5.ª Dicta. - Presidente o Sr. José Antonio Guerreiro. - Secretario o Sr. José Victorino Barreto Feio.

6.ª Dicta. - Presidente o Sr. Bispo Titular de Coimbra - Secretario o Sr. Joaquim Antonio de Magalhães.

7.ª Dicta. - Presidente o Sr. Conde do Sampayo, Manoel. - Secretario o Sr. Rodrigo de Sousa Castello Branco.

Commissão Administrativa.

Os Srs. Alexandre Thomaz de Moraes Sarmento. - Pedro Mouzinho de Albuquerque. - João Alexandrino de Sousa Queiroga. - Francisco Antonio de Campos - Visconde de Fonte Arcada. - Luiz Antonio Rebello. - Antonio Vieira Tovar.

Commissão das Petições.

Os Sr. Francisco Manoel Gravito. - Francisco Xavier de Sousa Queiroga. - José Joaquim Cordeiro. - Joaquim José de Queiroz. - Bento Pereira do Carmo - José Homem Corrêa Telles. - José de Macedo Ribeiro.

Dêo conta o Sr. Deputado Secretario Ribeiro Costa das escusas por molestia, que enviárão os Srs. Deputados Machado de Abreu, Leite Pereira, e Ferreira de Moura; e igualmente do offerecimento, que a esta Camara faz o Barão de Eschwege,
Intendente Geral das Minas, e Metaes do Reino, de 112 Execi-