O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(.67)

António Luiz de Seabra, António de Oliveira Marreca , Barão de Monte Pedral, Bernardo Gorjão Henriques, Bernardo de Lemos Teixeira d'Aguiilar, Bispo Conde de S. Luiz, Carlos Moraío Roma, Francisco António da Veiga, Guilherme Henriques de Carvalho, Jeronymo Dias d'Azevedo, João António Lobo de Moura , João-Elias da Costa, Joaquim António d'Aguiar, Joaquim António de Magalhães, José António de Sousa Azevedo, José' Avelino da Silva e Matta , José' Cabral Teixeira de Moraes, José Ferreira Pestana, José Frederico Pereira Marecos, José Jacintho Valente Farinho, José Taxam de Mateáo, 3osé Anlonio Borges Peixoto, Manoel Joaquim Cardoso Castel-Braoco , Manoel Ferreira Cabral, Paulo de Moraes Leite Velho, Se-veriano António Querino Chaves, Vicente Ferrer Neto e Paiva.

Ficou por consequência approvado o Parecer por 55 votos contra 32.

O Sr. Presidente:—As emendas estão prejudicadas. (Apoiado) Agora vão ler-se alguns Pareceres sobre verificação d' Poderes, cuja approvação não foi incluída ne&te Parecer geral.

Foram lidos, e em seguida approvados, o Parecer da Com missão encarregada de verificar a legalidade dos Diplomas dos cinco Deputados da Com missão encarregada da verificação dos Poderes, em que a

Commissão acha os seus Diplomas legaes; e os Pareceres da Com missão de verificação de Poderes sobre os Diplomas dos Srs. Paulo de Moraes L ite Velho, Deputado por Villa Real, José' Maria Estev -s, por Castello Branco, Gaspar Teixeira de Sousa Guedt-s, por Bragança, e João dos Reis de Castro Portugal, pela Feira, cujos Diplomas aCornrnissâo achou conformes.

O Sr. Presidente: — Agora segundo o Regunenío segue-se a eleição da Mesa, mas como a hora está muito adiantada, será melhor que fique para amanhã. (Apoiado)

O Sr. Leonel: — E' muito conveniente chamar á Camará todos os seus Membros, ou os que estão habilitados para o serem, com a maior brevidade: hão de chamar vários Substitutos, e alguns estão em Lisboa, outros longe. Para que possam vir com brevidade, pedia que a Commissão preparasse o mais depressa a lista dos Substitutos, que hão de ser chamados.

O Sr. Presidente : — A Commissão ouviu a indicação do Sr. Deputado, e de certo apresentará quanto antes o seu Parecer sobre os Substitutos, que devem ser chamados. A Ordem do dia para amanhã é a eleição da Mesa. Está levantada a sessão. — Eram, quatro horas da tarde.

N.° 6.

Presidência do Sr. Bispo Conde*

— Ao meio dia.

Chamada — Presentes 87 Sr?. Deputados, faltando os Srs. Cândido de Faria, Moniz, Celestiao Soares, Varella, e Paulo Midosi.

O Sr. Soure participou que o Sr. Varella não comparecia na sessão em rasão do fallecimento de seu Pai. — A Camará ficoit inteirada.

Acta — A pprovada.

Foram mandadas lançar na acta as seguintes:

Declarações de voto — O aieu voto , se estivesse presente na sessão de hontem , era pela rejeição do Parecer da Commissão. — Saía da Camará 8 de Janeiro de 1839. — José Joaquim dos Reis e f^ascon-cellos.

Declaro que na sessão de hontem fui de voto contrario a introduzir-se o costume de fallarem uns Deputados no logar dos outros, alterando assim a ordem da inscripção. — Sala das Cortes 8 de Janeiro de 1839. — Joaquim António de Magalhães j Bernardo Gorjão f/enriques.

Declaro que fui de opinião, que se não fechasse a discussão sem scrern ouvidos os Deputados eleitos pelo Circulo de Lamego, que tendo peciido-a palavra, ainda não tinham podido fallar. — Vasconcellos Pereira.

O Sr. Seabra: — Creio que o Parecer da Commissão foi honleut approvado em todas as suas partes, Q parece-me que sendo isto assim, será necessário chamar a attenção da Commissão sobre uma particularidade. A acta de Cassorrães foi annullada, e assim ficou alterada a ordem dos Deputados; peço á

1839.

Commissão quando tractar de indicar Substitutos que •veja este objecto.

O Sr. Presidente: — Não sei se faltei hontem a uma solemnidade: o Regimento manda que quando se approva o Parecer da Commissão de Pod.res, se proclamem os Deputados; parece-me que se deve passar a este acto com as solemnidades que determina o Regimento. Então na forma da votação de hontem, proclamo Deputados os seguintes Srs.

(Leu os nomes dos Deputados, cujos Diplomas foram approvados na sessão de hontem.)

O Sr. Fonseca Magalhães: — A Commissão de Poderes ainda não pôde apresentar o seu Parecer sobre todos os Substitutos, que devem ser chamados a vir, á Camará em logar d'alguns Srs. Deputados, que foram eleitos por mais d'um Circulo; porém verificando que no Circulo de Vianna ha um logar vago, e outro em Lisboa, e sabendo que estão em Li-boa ambos os primeiros substitutos destes Círculos, o Sr. José Maria Xavier d'Araujo pelo de Vianna, e João Pedro Soares Luna pelo de Lisboa; por isso mando para a Mesa urn Parecer da Comrnissâo, para que sejam convidados estes dous Srs. a virem tomar assento.

(Alguns Srs. Deputados pediram a palavra ao mesmo tempo.}