O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

94

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Propostas de lei apresentadas pelo sr. ministro da justiça na sessão de 14 de janeiro e que se deviam ter publicado a pag. 76, col. 1.ª

Proposta de lei

Senhores. — O diminuto rendimento proveniente da applicação das multas menores, com que as comarcas subvencionavam uma parte das suas despezas, requisitando o restante do ministerio dos negocios ecclesiasticos e de justiça, cessou quasi completamente desde que começou a vigorar o novo codigo do processo civil, approvado pela carta de lei de 8 de novembro de 1876.

As providencias dos artigos 121.° e seguintes do referido codigo tornam de impreterivel necessidade a adopção de uma medida, que habilite o governo a supprir aquelle desfalque motivado pelas disposições do novo codigo.

É n'esse intuito que offereço á vossa consideração a seguinte proposta de lei:

Artigo 1.° É o governo auctorisado a applicar até á verba de 3:000$000 réis annuaes da receita geral do estado, para as despezas dos tribunaes judiciaes no continente do reino e ilhas adjacentes.

Art. 2.° Fica revogada a legislação em contrario.

Secretaria d'estado dos negocios ecclesiasticos e de justiça, em 14 de janeiro de 1878. = José de Sande Magalhães Mexia Salema.

Proposta de lei

Senhores. — Antes do estabelecimento do regimen constitucional do reino a nomeação dos carcereiros era da competencia das camaras municipaes, presididas como eram pelos juizes de fóra, e se este direito lhe não competia pelo direito expresso cabia-lhe pelo consuctudinario.

Depois, embora os juizes perdessem, como era de rasão, pela divisão salutar dos poderes publicos, a presidencia d'estes corpos municipaes, muitas das camaras continuaram exercendo a regalia da nomeação, allegando tambem, como rasão do seu pretendido direito, o pagarem os ordenados áquelles empregados, outras mui judiciosamente declinaram a nomeação para o poder executivo, que desde então a tem exercido por decreto passado pelo ministerio dos negocios ecclesiasticos e de justiça, comtudo sem lei expressa, que só ha quanto aos directores das cadeias de Lisboa e Porto; outras, emfim, embora poucas, entregaram as mencionadas nomeações aos juizes de direito das respectivas comarcas, que acceitaram e têem exercido esta regalia, como successores dos juizes de fóra, antigos presidentes das camaras municipaes.

Esta variedade e desharmonia não póde, não deve continuar, e é indispensavel que essas nomeações se façam invariavelmente pelo ministerio a que rigorosamente compete.

A superintendencia das cadeias pertence ás auctoridades judiciaes dependentes do ministerio dos negocios ecclesiasticos e de justiça, e a estas são sujeitos os carcereiros, e perante ellas responsáveis; justo é, pois, que recebam a investidura de suas funcções do mesmo ministerio d'onde aquellas auctoridades a recebem, para que se evite invasão de attribuições, que por vezes tem produzido conflictos desagradaveis; pouco importando a consideração das camaras municipaes lhes pagarem, como devem, porque mais elevados empregados têem sido e são estipendiados por ellas, e não são da sua nomeação, nem sujeitos á sua jurisdicção.

Fundado n'estas rasões, tenho a honra de propor á vossa illustrada consideração a seguinte proposta de lei:

Artigo 1.° Pertence ao governo, pelo ministerio dos negocios ecclesiasticos e de justiça, a nomeação dos carcereiros.

Art. 2.° Fica revogada a legislação em contrario.

Secretaria d'estado dos negocios ecclesiasticos e de justiça, em 14 de janeiro de 1878. = José de Sande Magalhães Mexia, Salema.

Proposta de lei

Senhores. — Attendendo a que se acha irregular a organisação dos districtos de juizo de paz no continente do reino e ilhas adjacentes, depois da ultima divisão judiciaria decretada em virtude da carta de lei de 16 de abril de 1874, tendo ficado alguns d'esses districtos e a respectiva jurisdicção dos juizes de paz pertencendo a mais de uma comarca, e convindo harmonisar todo o serviço judicial, como exige instantemente a administração da justiça, tenho a honra de submetter á vossa deliberação a seguinte proposta de lei:

Artigo 1.º É o governo auctorisado a proceder á divisão dos districtos de juizo de paz, tanto no continente do reino, como nas ilhas adjacentes, em harmonia com a divisão dos julgados ordinarios.

Art. 2.° Fica revogada a legislação em contrario.

Secretaria d'estado dos negocios ecclesiasticos e de justiça, em 14 de janeiro de 1878. = José de Sande Magalhães Mexia Salema.

Proposta de lei

Senhores. — É notória a repugnancia que têem os magistrados judiciaes a servirem na relação dos Açores e nas comarcas das ilhas adjacentes;