O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 174 )

Foi adtríii.fido á di&ustfta, a Proposta do Sr. J.

O Sr. Gorjáo jf/enrjçwes: ^Tantas substituições, tantas emendas, tantas Adduamentos, e continua emquantp a num; tudo, prova a necessidade de reduzir isto ft^idéas fixas. Sr. Presidente, eu quer» que se fique entendendo, que quando eu-posso are-' consideração desta matéria, nem me nego a votar poi a substituição do Sr. Magalhães a respeito das Praças de Prét, n e (n a votar pelos serviços militares; mas quero votar pejo veidadeiro serviço militar, e quero se considere esta matéria, e se faça a rigorosa extrema entre um, e outro ponto; queio defender o verdadeiro mérito militar, e quero applicar o beneficio áquelle que deve ser considerado como tal, e não aos afilhados ou parasites dos differentes Ministérios, (apoiados). Ora Sr Presidente aparece n'uma dessas emendas as palavras — Campo de Bntalka\' eu a esse respeito abundo nos ideas do Sr. Jervis, e aqui acrescento mais, que ern uma Campanha faz as vezes mais serviços o General que evita a Batalha do que o qqe a da, e aquelle que faz uma retirada que salva um exercito, e porventura com isso urna Nação; e occasiôes ha em que o General que ganha a Batalha merece um castigo, em vez de ruço m pé n sã v; (rnttitfí^ apoiados) por tanto entendo que se eleve considerar só as palavras ternpo de Campanha, e quanto ao mais as substituições são já tantas, que só na votação poderia dizer alguma cousa a respeito de cada uma.

O Sr. Aguiar: — As substituições não sào muitas, não ha seoão urna, e esta tem soffiido difít-ren-tes modificações, como acontece sempte: o que eu não sei é o que pertende conseguir oilluslre Depu-1ado pela sua proposta, na qupl pede que tanto a minha substituição com todas as mais modlíicaçòes que se tem apresentado vão a umaCommissão; esta «ubstuuição e modificações hão de ir á Commjssão ou atiles de approvadas, ou deppis de approvadas por esta Camaia; ae vão depois de, approvadas segue-se o mesmo que costuma acontecer, quando depois d'umo-discução se remelte á Comrmssào tanto o Projecto como as emendas, afim de a Comtnissâo harmoniar o Projecto e redegi-lo conforme com as emendas, ou substituições que se lhe fizeram, e que faram approvadas pela Camará ; se vão sem serem approvadaâ junctamente com o Projecto á Commissão para elía apresentar um outro Projecto, não SPÍ que vantagens se possão tirar disto: todas asres-tricçôes que se possão fazer, hão de voltar depois á Camará convertidas em um novo Parecer da Com-irikssào, em q.ue devem ser attendidas as modificações feitas pela Camará, e approvadas. Parece-me quê a Camará , (não o affirmo) está disposta a ap? provar a miiVha substituição na sua generalidede, e para que a Commissão tenha uma baze sobre que trabalhe neste caso, bom será que a substituição vá depois deapprovada; depois disto que resta? Questões simplesissimas que não valem a pena de sã deixarem paia outra ocasião.

Em quanto ao não pagamento de emolumentos proposto pelo Sr. Mascarenhas, muito bem observou o Sr. Deputado , sobre o que eu nada rnais tenho a accrescentar ao que disse o nobre Orador: portanto julgo que a Camará está sumcientetnenle habilitada para votar não sopeia substituição, mas sobre as modificações.

Em quanto á modificação do Sr. Deputado pela Guarda de s>e dizer Campo de Batalha em vez de Campanha , parece-me que ha muita- diíTeienca entre Campo de Balalha, e Campanha; persuado-me que se se adoptasse esta emenda, ella aca.iretalia cormigo rriuitob incnnvenie.nteâ, porque, por exemplo, eu não sei bem se se rons'dera como Campo de Balalha a defesa de uma Pi aça, e no. entre^an-to o serviço feito na defesa de uma Praça não se acha ahi marcado, porque o serviço feito na defesa de uma Praça é a meu ver um serviço muito maior do que talvez qualquer serviço assignalado feito no Campo da Batalha ; por consequência eu acho este ponto embaiaçado, porém isto nada tem com a minha Substituição em geral: embora este ponto vá á Commissão para de novo o considerar, mas não se queira d'aqui tirar o corollario que se não approvem as bases, e Cjtie se não faça o que sempre se costuma fazer nesta Camaia.

O Sr. Gorjáo Henrique*: — O Sr. Deputado fal-lou enteiramente no sentido do rneu requerimento, o Sr. Deputado diz que se votem as ide'as , e que a Commissão as redija", e apresente uni Parecer; e' lealmente o meu adiamento; approvem-se as ide'as, e mandem-se á Commissão para as pôr em harmonia: Sr. Presidente, eu tenho observado que isto e' o que se tem feito sempie em matérias graves, e ainda que a gravidade desta pareça de poijça monta a alguns Sis. Deputados, eu entendo que e' grave, e até por uma ra/ào que vem a ser o desejo de muitos dos illustres Deputados de não descontentar esles ou aquelles^que podem ser excluídos deste beneficio; serú por tanto útil para a Commissão todas as substituições., é emendaa para, a Com missão fazer de tudo um Projecto de I*ei, e apresenta-lo para ser discutido.

O Sr. L. Tavares de Carvalho:-~ Requeiro a V. Ex % que consulte a. Camará se a matéria está discutida. ' Julgou-se discutida.