O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 176 )

fedidas, ou que f orem concedidas. Logo e para o passado e para o futuro; portanto os seus quisitos estão na minha Substituição. (Apoiado—• Vozes^ votos, votos) 'Foi admittida a discussão a Proposta do Sr. Derramado , e a Emenda do Sr. 'Falcão.

jípprovon-se a Substituição do Sr. Aguiar, e foi rejeitada a Emenda do Sr, Rebello Cabral) e approvada a Proposta do Sr. Derramado.

O Sr.' Fice- Presidente : — Agora segue»se a Emenda tio Sr Falcão, feila á Emenda do Sr. Dei ramado. O Sr. Derramado: — Parece-me que a Emenda do Sr. Falcão está incluída na minha, poique ali se acham claramente cornprehendidos todos os feitos militares as«igiialados.

O Sr. Maia : Eu entendo que depois de votada a Emenda do Sr. Derramado fica.prejudicada a Emenda do Sr. Falcão; porque, o que o Sr. Falcão quer é não só fazer esta Meicc extença aos feitos militares praticados em campanha, como lambem a outio qualquer feito assignalado que for digno de recotn-pença , sendo isto assim, se se votar a Emenda do Sr. Derramado, então fica de nenhum effeito o que quer o Sr. Falcão, porque na Emenda do Sr. Derramado se diz: — perfeitos militares assignalados-— sem declarar ou exigir que sejam em campanha ; o que melhor se conhecerá quando vier a ultima redacção do Projecto.

O Sr. Aguiar : —Eu peço a V. Ex.a que mande ler a minha substituição juntamente com a emenda do Sr. •Derramado, e desta sorte se verá que ellas compre-bendeni exactamente a ide'a do Sr. Falcão. (Leu-se) O Sr. Falcão: — Eu desejo que se ponha, depois das palavras por feitos militares — ou qualquer outro serviço assignalado — porque ha muitos serviços assignalados sem serem militares como por exemplo o livrar um Navio d'um incêndio ou d'um naufrágio, iato não e' festo puramente militar, são feitos as-signaíados, pondo-se isto que eu digo, coincindo tom o Sr. Deputado.

O Sr. Soure: O que o meu nobre Amigo quer e' exactamente o que dizia o Projecto da Commissão '(roses — é verdade) é exactamente (O Sr. Derramado:— Peço a palavra) Eu peço ao meu nobje Amigo, que leia o Projecto da Commissão, e a suaemen da, e verá que o que eu digo e' exacto; se votarmos pois o que está na emenda temos perdido toda adis» 'cussâo, e revogado a própria sentença que nós de'mos •e que me parece já tinha passado em Julgado (voúes —já está votada a emenda) já está votada a emenda.' (vozes—ainda não está) Eu criei uma alma no--\a quando ouvi agora dizer, qvie ainda não eslava ^rolada a emenda (O Sr. Presidente: — Eu devo di-zor ao Sr. Deputado que a emenda do Sr. Derramado já está votada) O Orador: — Então pef deu-se toda a discussão, que houve para não passar o que eslava neste Artigo da Commissão. (/Apoiados}

Sr Presidente, vamos a considerar as cousas como são; diz o Artigo da Commissão (leu)

Diz a emenda do Sr. Aguiar que está approvada. (leu.) Quties são esses serviços? São trez; primeiro, os praticados pela"s Praças de pret: segundo, os serviços remunerados pela Lei, tendo passado certo numero de annos: terceiro, os serviços prestados no campo da batalha, e recornmendados pelos chefes: ora aonde está aqui a remuneração de serviços militares de toda a qualidade? Mós restringimos o favor a trez espécies, aias o que faz a emenda do meu

amigo? Deslróe essa restricçâo; em fim a emenda não e' tnais do que o Parecer da Commissão que foi rejeitado implicitamente, corn a única differença, que o chefe ha de recommendar ao Governo; diz-se, mas hão de ser feitos assignalados, mas quern ha de ser o juiz d*esses assignalados feitos? Eu não sei, faça Camará o que qutier se está approvado, está approvado, inas e uma perfeita contradiccão com a primeira votação.

O Sr. Derramado/

O Sr. face-Presidente: — A emenda do Sr. Derramado está approvada, não sei pois corno possa haver discussão sobre ella, só se a Camará quizer revogar a sua primeira decisão.

O Sr. Soure: — Sr. Presidente, eu vou fazer um requerimento á Camará, e elle consiste em que se tome a votar sobre a emenda do Sn Deputado, agora que a Camará se acha veidadeiiamente esclarecida sôbie'o seu sentido, e acho necessária esta reconsideração para nos salvarmos de uma coniradicção. O Sr. Derramado:—Eu não quero oppôr-me a que se icctifique a votação; mas é preciso qaze se entenda que eu sei muito bem o que propuz, e a Camará o que votou, (supponho eii).

O Sr. Vice- Presidenle: — Eu vou satisfazer ao requerimento do Sr. Soure.