O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(192)

conta de um officio do Excellentissimo Duque do Cadaval, Presidente da Camara dos Pares, participando que, estando a fechar-se a Sessão extraordinaria, só para o ordinaria podia ter lugar a Commissão Mixta do que a Camara ficou inteirada.

O Senhor Deputado Mouzinho de Albuquerque, propoz - Que sendo tão consideravel a nossa gratidão pelo prompto auxilio, com que a Grã-Bretanha correspondêo ás nossas esperanças, e á confiança, que nella teve sempre a Nação Portugueza, julgava conveniente que se votassem por esta Camara os mais cordiaes agradecimentos a Sua Magestade ElRei do Reino-Unido da Grã-Bretanha, e Irlanda, ao seu Governo, ao Parlamento, e a toda a Nação Britanica.

E, sendo posto á votação da Camara, foi unanimemente approvado; e, entrando em dúvida qual seria o melhor meio de fazer chegar a ElRei da Grã-Bretanha esta resolução da Camara, se poz á votação se em tempo opportuno se discutiria este objecto? E se vencêo que sim.

O Senhor Deputado Secretario Barroso fez a segunda leitura da Proposição do Senhor Deputado Sarmento, relativa á Escravatura, a qual sendo posta á votação foi julgada admittida á discussão, e se mandou imprimir.

Fez mais a segunda leitura da Proposição do Senhor Deputado Francisco Joaquim Maya sobre a Importação dos generos da America Meridional, e Septentrional: E, sendo posta á votação, foi admittida á discussão. E propondo o seu Auctor que ella fosse declarada urgente para o fim de ser remettida á Commissão de Fazenda; e sendo posta á votação foi geralmente approvada.

Sendo lida, e approvada a Acta da presente Sessão, e sendo duas horas o meia disse o Senhor Vice-Presidente que estava levantada a Sessão.

OFFICIOS.

Para o Ministro da Marinha.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Tenho a honra de participar a V. Exca. que regressa ao seu lugar de Correio dessa Secretaria dos Negocios de Marinha e Ultramar, Nuno Pereira, o qual veio em Commissão para servir nesta Secretaria da Camara dos Deputados; podendo certificar a V. Exca. que elle servio com zelo, e prestimo. Deos guarde a V. Exca. Secretaria da Camara dos Senhores Deputados da Nação Portuguesa em 22 de Dezembro de 1826. - Illustrissimo e Exccllentissimo Senhor Antonio Manoel de Noronha - Francisco Barroso Pereira.

Para o Ministro dos Negocios do Reino.

Excellentissimo e Reverendissimo Senhor. - Havendo sido designado pelo Governo, em Portaria de 28 de Outubro deste anno, Fernando Augusto de Vedigal do Medeiros, Amanuense da segunda classe da Secretaria d'Estado dos Negocios do Reino, para vir servir provisoriamente o lugar de Amanuense da Secretaria, da Camara dos Senhores Deputados da Nação Portuguesa, e tendo cessado o seu exercicio provisorio, em conseconquencia da nomeação de novos Empregados, assim o participo a V. Exca. para sua devida intelligencia; accrescentando no mesmo tempo que o referido Amanuense satisfez completamente ao serviço, que se lhe incumbio na Secretaria da Camara. Deos guarde a V. Exca. Palacio da Camara dos Deputados da Nação Portugueza em 23 de Dezembro de 1826. - Excellentissimo e Reverendissimo Senhor Bispo de Vizeu, Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios do Reino - Francisco Barroso Pereira.

Para o mesmo.

Excellentissimo e Reverendissimo Senhor: - Havendo sido designado pelo Governo, em Portaria de 28 de Outubro do presente anno, Diogo Augusto de Castro Constancio, Amanuense da segunda classe da Secretaria d'Estado dos Negocios do Reino, para vir provisoriamente servir o lugar de Amanuense da Secretaria da Camara dos Senhores Deputados da Nação Portugueza, participo a V. Exca. que a Mesa houve por bem nomealo para effectivamente servir de Amanuense da Secretaria da mesma Camara, a fim de que V. Exca. fique na intelligencia do referido. Deos guarde a V. Exca. Paço da Camara dos Deputados da Nação Portugueza em 23 de Dezembro de 1826. - Excellentissimo e Reverendissimo Senhor Bispo de Vizeu, Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios do Reino - Francisco Barroso Pereira.

Para o mesmo.

Excellentissimo e Reverendissimo Senhor. - Tendo vindo em Commissão, por Ordem da Senhora Infanta Regente de 28 de Outubro deste anno, Antonio Pereira de Figueiredo, Official Ordinario da Secretaria d'Estado dos Negocios do Reino, para dirigir, e pôr em andamento a Secretaria da Camara dos Senhores Deputados da Nação Portugueza, e reverter depois ao seu exercicio na mesma Secretaria d'Estado, logo que o seu serviço não fosse necessario na Secretaria da Camara, e a Mesa tivesse provido o Lugar, que elle interinamente viera occupar, participo a V. Exca. que o referido Official da Secretaria d'Estado terminou a sua Commissão, em consequencia de nomeação, que a Mesa fizera de outro sujeito; devendo accrescentar a V. Exca. que o referido Official preencheo o fim, e a eleição, que a Senhora Infanta delle fizera, dirigindo com zelo, e intelligencia os trabalhos da Secretaria da Camara, trazendo, e deixando em dia o seu expediente; considerando-o por tanto benemerito, na minha particular opinião, e diario da consideração de Sua Alteza a Serenissima Senhora Infanta Regente, e da particular de V. Exca., como Chefe da Repartição, a que elle pertence. Deos guarde a V. Exca. Palacio da Camara dos Deputados da Nação Portugueza em 23 de Dezembro de 1826. - Excellentissimo e Reverendissimo Senhor Bispo de Vizeu, Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios do Reino - Francisco Barroso Pereira.

Para o Ministro da Guerra.

Illustrisiimo e Excellentissimo Senhor. - Havendo o Governo mandado em Portaria de 28 de Outubro deste anno que Gaspar Augusto Gurlade, Amanuense de segunda classe da Secretaria d'Estado dos Ne-