O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

655

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discursos do sr. deputado Bivar, proferidos na sessão de 11 de março, e que deviam ler-se a pag. 591 e 601, col. 1.ª, d'este Diario

O sr. Bivar: — Não posso approvar o parecer da illustre commissão de fazenda sobre a proposta, que foi apresentada pelo sr. deputado por Silves, e antes de passar a explicar o meu voto, preciso fazer uma declaração.

O illustre deputado, quando sustentou com algumas considerações a sua proposta, concluiu o seu discurso com as seguintes phrases: «Resolva a camara como entender este negocio, mas não enganemos ninguém».

Por minha parte direi que não costumo, não pretendo, nem tenho necessidade de enganar pessoa alguma, e muito menos os meus constituintes e mais habitantes da provincia do Algarve, quando em ser util a uns e outros tem consistido todo o meu empenho desde que, com tanto sacrificio, acceitei e occupo este logar, aliás muito honroso.

Não sou orador, por isso não faço discursos, tenho, porém, a franqueza necessaria e a coragem precisa para dizer o que sinto e penso se a isso sou obrigado, e nunca declino a responsabilidade do meu voto.

Dada esta explicação passarei a fazer algumas reflexões sobre o parecer em discussão.

Apresentei n'esta casa um projecto de lei para que a contribuição predial do Algarve relativa a 1875 fosse reduzida a uma quarta parte. No relatorio que precede o projecto, e com as rasões que já aqui expuz, tratei de o justificar. Podia o precedente ser mau, podia ser inconveniente, podia ser perigoso, mas a medida era justa. O nobre ministro da fazenda, não obstante os meus esforços, não o acceitou, e em seu logar s. ex.ª, por despacho de 3 do corrente mez, concedeu aos habitantes do Algarve o praso de um mez para as annullações por sinistros e pro-rogou-o até ao dia 30 de junho para a cobrança voluntaria d'esta contribuição.

Estas providencias na minha opinião importam um beneficio, um allivio aos contribuintes, mas parece me que não são ainda sufficientes pelas rasões que já aqui tive occasião de expor. No caso, e só no caso de que a proposta do illustre deputado por Silves não seja approvada, nem tambem o meu projecto mereça a approvação da camara, mais uma vez lembro s. ex.ª o nobre ministro a necessidade da moratoria que já tenho solicitado de s. ex.ª Creia o nobre ministro, pois o digo com a mais firme convicção e com a maior lealdade, que se não permittir aos contribuintes do Algarve o pagamento da contribuição predial de 1875, que não for annullada, em prestações durante quatro ou mais annos, como se concedeu aos povos da Madeira e da ilha Terceira, em condições talvez menos graves, vae expo-los aos maiores vexames, que não estão de certo no animo do governo, quando elle com as suas importantes medidas tanto tem beneficiado os algarvios.

Emquanto á proposta do illustre deputado por Silves, desejo bastante que a camara a approve.