O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1035

Discurso proferido na sessão de 26 de março, que devia ter logar a pag. 958, col. 3.ª, lin. 46, e continuado na sessão de 27 a pag. 976, col. 3.ª, lin. 14

O sr. Santos e Silva (sobre a ordem): — A minha moção de ordem é a seguinte (leu).

Está em discussão o orçamento do estado. Se ha discussão em que o exame do deputado da nação tenha de intervir severo e escrupuloso, despido de calculos partidarios, isento de preconceitos, acautelado de terrores, frio de enthusiasmos, e precavido contra as fumaradas do favor popular; é aquella que abrange o estado das finanças de um paiz, que tem o seu futuro, as suas liberdades, os seus horisontes, os seus progressos, e até os direitos da sua autocracia como nação independente, presos ás vias e meios, aos subsidios e recursos de que póde dispor, e ao uso bom ou mau que d'elles haja de fazer.

N'este vasto systema de cosmogonia moral, seja-me permittida a phrase, em que as grandes individualidades, chamadas nações, são todas solidarias, é preciso que o equilibrio seja estavel, e que os povos, como os planetas, girem livres e serenos na orbita que a providencia lhes traçou, sem que se choquem, sem que se atropellem, sem que se esmaguem, sem que se espedacem, recebendo todos do centro, a que os liga a lei commum da attracção, a vida, que é no mundo das idéas a civilisação, rainha na terra, como o sol é, na natureza, o rei da luz.

Uma questão de finanças n'um paiz como o nosso, não é só uma questão de bom ou mau governo, de estacionamento ou de civilisação. É porventura primeiro que tudo uma questão de nacionalidade. Se hoje me perguntassem quaes são os primeiros passos a dar para a verdadeira e solida regeneração do nosso paiz, responderia com desassombro — é fazer da discussão do orçamento uma questão essencialmente nacional. É resuscitar para as finanças o ardor patriotico, que radicou n'este paiz as instituições politicas e liberaes. É interessar o publico nos negocios que lhe são mais intimos e vitaes. É levar a these dos algarismos ás associações scientificas, litterarias e populares. É formular o theorema de governo democratico, economico e barato. É desenhar os lineamentos da iniciativa popular. É finalmente resolver o que é e o que deve ser entre nós a descentralisação governativa; pausada e gradual, como são todas as reformas uteis; respeitadora do caracter e indole nacionaes,