O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N: 68

SESSÃO DE 30 DE ABRIL DE 1896

Presidencia do exmo. Sr. Antonio José de Costa Santos

Secretarios - os exmos. srs.

Amandio Eduardo da Motta Veiga
José Eduardo Simões Baião

SUMMARIO

Approvada a acta, o sr. presidente participa que Sua Magestade El-Rei tinha recebido a deputação da camara com a costumada affabilidade, e que a commissão de redacção não fez alterações aos projectos n.º 67, 72 e 94. - Lido em seguida o expediente, e dando-se conhecimento das segundas leituras, o sr. Romano Santa Clara apresenta um projecto de lei. - O sr. Carlos Braga declara ter lançado uns requerimentos na caixa de petições, associa se ás considerações do sr. Marianno de Carvalho sobre a introducção de machinas para a fabricação de calçado e avisa o sr. presidente do conselho de que lhe deseja dirigir uma interpellação. - O sr. Marianno de Carvalho declara ter lançado na caixa de petições um requerimento de interesse particular, insta pela remessa de esclarecimentos que pediu pelo ministerio da marinha o manda para a mesa duas representações. - Igualmente mandam para a mesa representações os srs. Mendes Lima, Teixeira de Sousa, Abilio Beça, Carneiro de Moura e Costa Pinto. - O sr. Ferreira Marques declara ter lançado na caixa de petições varios requerimentos. - O sr. Polycarpo Anjos requer licença para sair do reino, o que lhe é concedido. - Apresentam pareceres de commissões os srs. Carlos Braga e Magalhães Lima; e o sr. Teixeira de Sousa a ultima redacção do projecto n.º 76.

Na ordem da dia approvam-se, sem discussão, os projectos n.º 76 e 89, ficando pendente da discussão o n.º 71, asando sobre elle da palavra os srs. João Arrojo, Teixeira de Vasconcellos e Salgado de Araujo. - O sr. presidente communica á camara ter recebido uma mensagem da camara dos pares, e que a commissão de redacção não fez alterações aos projectos n.º 79 e 86.

Abertura da sessão - Ás tres horas da tarde.

Presentes á chamada, 63 srs. deputados. São os seguintes: - Aarão Ferreira de Lacerda, Abilio Augusto de Madureira Beça, Adolpho da Cunha Pimentel, Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Amandio Eduardo da Costa, Antonio Adriano da Costa, Antonio Augusto Correira da Silva Cardoso, Antonio d'Azevedo Castello Branco, Antonio Barbosa de Mendonça, Antonio de Castro Pereira Côrte Real, Antonio José da Costa Santos, Antonio José Lopes Navarro, Antonio Ribeiro dos Santos Viegas, Antonio Teixeira de Sousa, Antonio Velloso da Cruz Augusto Cesar Claro da Ricca, Augusto dias Dantas da Gama, Carlos de Almeida Braga, Conde de Pinhel, Conde de Tavarede, Fidelio de Freitas Branco, Francisco Rangel de Lima, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, Jayme de Magalhães Lima, João Alves Bebiano, João Ferreira Franco Pinto Castelo Branco, João José Pereira Charula, João Lopes Carneiro de Moura, João Marcellino Arroyo, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, José Adolpho de Mello e Sousa, José Eduardo Simões Baião, José Joaquim Aguas, José Joaquim Dias Gallas, José Mendes Lima, José Pereira da Cunha da Silveira e Sousa Junior, José dos Santos Pereira Jardim, Licinio Pinto Leite, Manuel Augusto Pereira e Cunha, Manuel de Bivar Weinholts, Manuel Joaquim Ferreira Marques, Manuel Joaquim Fratel, Manuel de Sousa Avides, Marianno Cyrillo de Carvalho, Miguel Dantas Gonçalves Pereira, Polycarpo Pecquet Ferreira dos Anjos, Romano Santa Clara gomes, Theodoro Ferreira Pinto Basto, Thomás Victor da Costa Sequeira, Visconde do Banco, Visconde do Ervedal da Beira e Visconde da Idanha
.
Entraram durante a sessão o» srs.: - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Adriano Augusto da Silva Monteiro, Agostinho Lucio e Silva, Alberto Antonio de Moraes Carvalho Sobrinho, Amadeu Augusto Pinto da Silva, Antonio Hygino Salgado de Araujo, Arthur Alberto de Campos Henriques, Conde de Valle Flor, Diogo de Macedo, Eduardo Augusto Ribeiro Cabral, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Jacinto José Maria do Couto, Jayme Arthur da Costa Pinto, Jeronymo Osorio de Castro Cabral e Albuquerque, José Coelho Serra, José Freire Lobo do Amaral, José Luiz Ferreira Freire, José Maria Gomes da Silva Pinheiro, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz de Mello Correia Pereira Medello, Manuel Bravo Gomes, Manuel Pedro Guedes, Quirino Avelino de Jesus e Visconde de Palma de Almeida.

Não compareceram á sessão os srs.: - Alfredo de Moraes Carvalho, Antonio de Almeida Coelho de Campos, Antonio Candido da Costa, Antonio José Boavida, Augusto Victor dos Santos, Bernardino Camillo Cincinnato da Costa, Conde de Anadia, Conde de Villar Secco, Diogo José Cabral, Francisco José Patricio, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Ignacio José Franco, Jacinto Candido da Silva, João Maria Correia Ayres de Campos, João da Mota Gomes, João Rodrigues Ribeiro, Joaquim do Espirito Santo Lima, Joaquim José de Figueiredo Leal, José Antonio Lopes Coelho, José Bento Ferreira de Almeida, José Correia de Barros, José Dias Ferreira, José Gil Borja Macedo e Menezes (D.), José Marcellino de Sá Vargas, José Teixeira Gomes, José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso, Julio Cesar Cau da Costa, Luiz Augusto Pimentel Pinto, Luiz Filippe de Castro (D.), Luiz Maria Pinto do Soveral, Luiz Osorio da cunha Pereira de Castro, Luiz de Sampaio Torres Fevereiro, Manuel Fancisco Vargas, Manuel José de Oliveira Guimarães, Manuel Thomás Pereira Pimenta de Castro, Fisconde de Leite Perry, Visconde de Nandufa e Visconde de Tinalhas.

Acta - Approvada.

O sr. Presidente: - Participo á camara que a deputação encarregada de comprimentar Sua Magestade El-Rei pelo anniversario da outorga da carta constitucional cumpriu a sua missão, tendo sido recebida com a costumada affabilidade.

Participo tambem á camara que a commissão de redacção não fez alteração alguma nos projectos n.º 67, 72 e 94.

EXPEDIENTE

Officio

Do governo civil do districto do Porto, com uma representação da camara municipal do concelho de Bouças, pedindo que o mesmo concelho faça parte do circulo eleitoral do Porto.

Para a secretaria.

70