O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

156

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discurso do sr. deputado Correia Caldeira, pronunciado na sessão de 2 do corrente, e que devêra publicar-se a pag. 89 do Diario da camara.

O sr. Correia Caldeira: — Creio que os illustres deputados que fazem parte da commissão a que tenho a honra de pertencer, estão completamente de accordo commigo em que a missão commettida pela camara ás commissões de verificação de poderes, tem por fim que estas, em vista do exame consciencioso do processo e segundo o que d'elle consta, dêem um parecer que seja submettido á approvação da camara sobre a validade ou nullidade da eleição, fundado sobre os documentos do processo que examinaram. Assim o entendi sempre, assim o vi sempre praticar n'esta casa na minha já longa carreira parlamentar. Afastou-se porém completamente d’este modo de considerar a questão o illustre deputado que hoje voltou de novo ao debate!

O illustre deputado, apaixonado impugnador d'esta eleição, se v. ex.ª e a camara bem se lembram, começou no primeiro dia por atacar a validade da eleição, não pelas provas ou falta de provas que houvesse no processo eleitoral, para indicar a validade ou nullidade dos actos em que elle se firmava; mas principalmente pelas rasões que teve, estranhas ao processo, para ver na eleição de Villa Verde