O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O Sr. J?. Gorjâo Henriques: *— A Sessão abriu-se das onze para o meio dia, por tanto fechando das quatro para as cinco, estão prehenchidas as cinco lioras ; nós não podemos estar a contar minutos: faltam muitos Srs. Deputados, porque terão que fazer, e outros que talvez estejam escrevendo nos corredores, assim como eu estive ainda agora , sem ser paia os Jornaes, corno um Sr. Deputado julgava, porque estava escrevendo para Abrantes, para me de lá virem alguns vinténs; agora o que podia ser, era amanhã antes de a Camará se dividir em Commis* soes, tractar de se approvar isto.

O Sr. José Estevão: — O discurso do illustre Deputado por Portalegre foi satisfatório para mim, cornmodo para elle; satisfatório porque destruiu a triste opinião que fazem todas as pessoas do meu conhecimento, e da minha capacidade para a mu-zica ; agora que sou declarado eminente nessa arte peio illustre Deputado , já não temo zoilos — com-modo porque o nobre Deputado exauctorando o meu discurso de vigor lógico, e negando-lhe conceitos reduziu-o a uma composição mímica e musical para lhe responder corn uma obra sua de igual espécie. Nem o illustre Deputado pôde responder com vantagem a qualquer discurso que se pronuncie nesr ta Assemble'a senão com o som das suas palavras, e a rnomice dos seus gestos e acções. . . . Não ex-trenhem os Srs. Deputados este estilo ; elle foi começado pelo nosso collega a quem respondo; e posto que não ouvi bem o seu discurso, por causa do sussuro com que a Camará costuma sempre acolher as orações do illustre Deputado, posso comtudo dizer que não dei motivo para que S. S.a me tratasse tão descortezmente (Sahiram neste momento da sala alguns Srs. Deputados da direita, e o Sr. Presidente chamou o Sr. Deputado á ordem,*) O orador — Os Srs. Deputados da direita sabem. ... Saiam embora ; V. Éx.a chama-me á ordem, folgo com isso.

porque mostra que não sacrifica os seus deveres ás suas affeições pessoaes; os meus amigos da esquerda desejam também que eu acabe; pois bem, eu sem me esquecer que a Camará não pôde tractar-me com injustiça, sento-me já, seguro de que os meus créditos como homem publico, e como Deputado, estam acima das allusõesdo nosso collega por Portalegre.

O Sr. fice-Presidente: -*-Eu entendo que o Sr. José Estevão tinha alguma razão para se enfadar, eu sou amigo do Srè José Maria Grande á muito tempo, e não sou menos do Sr. José Estevão ; guardei silencio sobre o discurso do Sr. José Maria Gran-de, porque julguei que ás vezes quando se quer manter a ordem, é quando mais se altera, no entretanto eu peço aos Srs. Deputados, que meçam as suas expressões, para não cahirmos nestas scenas desagradáveis.

O Sr. José Mane Grande:—-Eu não julgo ter offendido o illustre Deputado mais do que elle me offendeu ; eu como Deputado da Nação sei como devo desempenhar as obrigações a meu cargo; o illustre Deputado provocou-me. Sr. Presidente, o Sr. Deputado alludindo a mim, porque não podia alludir a outro, expressou-se na matéria de um modo pouco parlamentar, pela minha parte persoado-me que eu não estava fora da ordem, porque V. Ex.a não me interrompeu,

O Sr. José Estevão: — Eu declaro ao Sr. Deputado que nunca mais contesto discurso algum seu, porque entendia que com fazer-lhe uma allusão decente, cousa que se usa em todos os parlamentos, não o offendia; mas como o Sr. Deputado ignora todas as conveniências parlamentares protesto so-lemnementc nunca mais lhe responder.

O Sr f^ice* Presidente:—-A ordem do dia para amanhãa é a divisão da Camará em Commissões'—• Levantou-se a sessão as quatro horas e meia da tarde»

N.° 2.

Q \j

Presidiu o Sr. 3. C. Campos.

.bertura— Ao rneio dia.

Chamada—Acharam-se presentes 91 Srs. Deputados, entrando depois mais alguns Srs., e faltando os Srs. Ramos — Fernandes Coelho — Jlíotta Pimcn-tf.l — Teixeira d* Aguilar — Bispo Conde — Veiga — Ferreira de Lima —>• Celestino Soares — Dias d* A%e-vedo —QLuciroga-~-Marecos—Henriques Ferreira — Reis e f^asconcellos — Silva Pereira — Manoel António de Carvalho—-e jWanoel Sento Rodrigues,

O Sr. Guilherme Henriques participou que o Sr. Veiga continuava a não poder comparecer ás Sessões , do que ficou a Camará inteirada , bem como d'iguaes declarações feitas pelo Sr. Ferrer a respeito do Sr. Reis e Vasconcellos, e pelo Sn Ávila quanto ao Sr. Marecos.

Acta da Sessão anterior — Sobre ella disse

O Sr. Gorjâo Henriques:—-Se não entendi mal, parece-me que na Acta não se expressou com clareza o que se passou na eleição da Mesa. Ha uma differeaça entre a primeira, e segunda eleição; a pri-

jmeira foi a de Presidente, e para esse logar nenhum Sr. teve maioria absoluta; foi preciso segundo escrutínio, e então ficou eleito V. Ex.a com a pluralidade. Na segunda operação , que foi para a eleição de Vice-Presidente, não houve segundo escrutínio ; e c preciso pois que se declare na Acta quaes os Srs. que foram votados no primeiro escrutínio para Presidente , porque só no segundo é que V* Ex.a obteve a pluralidade de votos.

O Sr. Secretario Murta: — Para Presidente não houve segundo escrutinio, esse só teve logar para Yice-Presidente. (O Sr. Ávila — E' verdade): assim vê-se que a Acta está conforme corn o que se passou na Sessão.

O Sr. Gorjâo Henriques: —-Peço desculpa.

Posta a votos, foi approvada.