O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Secretaria, e não satisfaz ás distribuições do Diário ordenadas pela. Camará,

A Proposl^,primitiva de António Borges, Pereira da Silva,, e José Maria d'Oljveira Junjor, aférh-dv deffeUo cpiuruiun á antecedente^ que é exigjr a faculdade de nooirar os E"mpregados que faltam no quadro TaeUygrafico, é também muito mais cara do que a dos Umpnegados da Secretaria, porque p*-dindo 6:470$OQO reis, com a sornma de 5:990$00fr réis, importância dos Ordena/dos voiados no quadro, ficaria por 12:460$000 r(éis , iato.e mais 1:670$000 re'is do que a Proposta da Secretaria. Quanto ao a,d-dúamento em que propõem tomar só a parte mate* rial da Empresa, o que também no principio da sua Proposta,. pertende Francisco Alfredo Xavier Gaio-só, a Commissão entende, que é inadmissível a se» paração das duas partes da Empreza.

Em vistí* pojs destas considerações a. Comtnisíião e de parecer que se acceite a. Proposta dos Empregados da Secretaria da Camará, assignando elíesuma Escriplwra em que se co.rnprehendam explicitamente todas- as obrigações a que se ligam, que sâ<_. de='de' cono='cono' poderá='poderá' redacção='redacção' do='do' pelo='pelo' continuando='continuando' julgue='julgue' preço='preço' qe='qe' definitiva='definitiva' até='até' das='das' lhes='lhes' tem='tem' modo='modo' ter='ter' in='in' pagos='pagos' ao='ao' as='as' na='na' incorrer='incorrer' arbítrio='arbítrio' quadro='quadro' expressas='expressas' já='já' _211='_211' n.8='n.8' pagamento='pagamento' algum='algum' sua='sua' que='que' sujeita='sujeita' no='no' indicadas='indicadas' ta-chygrafico='ta-chygrafico' acerca='acerca' tachygrafico='tachygrafico' fazer='fazer' empre-za='empre-za' dos='dos' empregados='empregados' ellai='ellai' mês-mo='mês-mo' obrigam='obrigam' sus='sus' se='se' nos='nos' solidnm='solidnm' sç='sç' sim='sim' empreza='empreza' camará='camará' outro='outro' deveram='deveram' casos='casos' parecer='parecer' seguido.='seguido.' não='não' crn='crn' _='_' ern='ern' ser='ser' a='a' estava='estava' pelos='pelos' extincta='extincta' e='e' proposta='proposta' ordenados='ordenados' valor='valor' convindo='convindo' deduzirá='deduzirá' qualquer='qualquer' ostes='ostes' o='o' prehencher='prehencher' p='p' q='q' decatação='decatação' processo='processo' conveniente='conveniente' possam='possam' multai='multai' agora='agora' nomeação='nomeação'>

A Commissão entende finalmente, que é de obvia conveniência que a .Empresa dure ate' que a nova futura Camará resolta sobre o modo pnrqne quer fa* zer a publicação do Diário das suas Sessões.

Sala da Comraissão em 28 de Junho de 1841.— José Frederico Pereira Marecos, José Maria Gran-de9 António Pereira

ORDEM PO DIA.

Continuação da discussão especial sobre a t,ei dos Foraes.

O Sr. Presidente: — Continua a discussão sobre o n.° 2.° do artigo 5.°

O Sr. Ferrer (Sobre a ord,em) : —i Sr. Presi.den-te, eu sei que o Regimento* só permitte aos Oradores o faltarem duas yezes sobre a matéria que é objecto de discussão; e creio que permitte aos Relatores fallar Ires vezes; parece-,me que é isto.

Q Sr. Presidente :>—Em quanto aos Deputados é exacto o que acaba de dizer, ,mas em quanto aos Relatores eu devo advertir que pelo Regimento poderio fallar quanto lhes parecer conveniente, ptara satisfazer aos reparos dos Deputados, sem comtudo molestarem a Camará com repetições, nem embaraçarem o,s que tiverem pedido a palavra ; isto é, o que determina o Regimento.

O Sr. Ferrer: — Sr. Presidente, pareceiníe que gendo esta matéria tão importante e complicada, seria muito conveniente que os Oradores fali assem até três. vezes, (Apoiado). Na Camará passada quando se tractou deste negocio faltaram três e qua-

tro veses sobre a. matéria, e tudo quaaio se dizia, a C a ni ara julgava pouco para ser instruída sobre esta matéria (Apçiado) j e por is.so eu entendia que nesta matéria se devia dar o direito de fallar três vezes sobre a matéria, e peço a V-. Ex.a que proponha á Camará, se consente que eu falle mais uma vez sobre a matéria (uma vo%: — o a.uthòr das, Propostas pode também fallar três vçzesj. O Orador: — Eu agradeço muito ao meu illuâtre amigo, que se sent.a no banco superior, o ter-me lembrado que os authores de qualquer Proposta podem^ pelo Regimento, fallar três vezes; e então, não é necessário V. Ex.a consultar a Camará.

O Sr. Presidente: — Isso é exacto, mas é quando a Propo-la está em discussão ; porém esse caso hão. se dá actualmente.

Q Sr. Ferrer:—-í*erdôe-me V. Ex.a, â minha Proposta e Q quê es,tá em discussão; a Commissão quer que continuem as prestações, e a minha Proposta quer que não continuem as prestações.

O Sr; Presidente:—O que está em dibcussâo é a Proposta da Commissão :. e eu não posso dar a palavra terceira vez ao Sr. Deputado, sem consentimento da Camará.

O Sr. Ferrer:—-Se a Camará consentir que eu falle terceira vez, eu posso-lhe affiançar que não gasto cinco minutos; quero unicamente apesentar um argumento, pelo qual espero que o Sr. Bispo de Leiria concorde com a minha opinião.

O Sr. Gaoiâo: —• Sr. Presidente, é verdade que o Regimento determina, que não falle cada um dos Oradores mais1 de duas vezes; mas, Sr. Presidente-o objecto em discussão sendo muito grave, enten^ dia eu, que em vista da sua importância seria conveniente que o Regimento se alterasse,- dando-se ^a palavra aos Oradores até três vezes (dpoiado), e por isso requéiro que V. Ex.a proponha á Camará , se consente i não só em particular ao Sr. Ferrer, mas ern relação a todos os Oradores qae tiverem de fallar sobre esta matéria, que possam fal-Jar até três vezes.

O Sr. Presidente: —^ Eu vou propor isso á Camará.

O Sr. Silva Cabral: —Antes disso deve V. Ex.* mandar verificar se ba numero sufficiente de Srs. Deputados.

(Não havia numero legal),