O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 181-

Sr. presidente, talvez provenha do acanhamento das minhas idéas, mas assusta-me este repetido endireitar de finanças, que se não endireitam, e estabelecem uma escala ascendente de encargos no futuro. Em 3 de dezembro de 1851 augmentou-se a divida fundada com 22 milhões e meio, e o encargo annual com perto de 1 milhão, para que o governo tivesse meios de acabar com o deficit e antecipações, que no dia 31 de dezembro de 1851 eram orçadas em 2.140:000$ reis. Com effeito os recursos, de que pelo mencionado decreto o governo lançou mão, não só cobriam aquella somma, mas ainda a excediam em mais de 100 contos de réis, a saber:

Juros e amortisação — em semestre 1.850:000$000

Imposto para amortisação das notas — dicto................... 300:000$000

5 por cento nos ordenados e pensões — dicto.................. 80:000$000

Commissões e corretagens — diclo.. 20:000$000

Total..... 2.250:000$000

E que vemos nós em seguida? Que um anno e 15 dias depois se allega a necessidade de outra grande medida financeira, porque era indispensavel extinguir o deficit.

A camara de 1852 não leria as melhores idéas, mas teve por certo uma muito feliz, rejeitando o decreto de 3 de dezembro.

Sr. presidente, deu a hora, e por isso peço que me fique reservada a palavra para a sessão seguinte.

O sr. Presidente: — Tendo representado alguns membros de commissão, que é preciso dar alguns dias para trabalhos de commissões; e como tambem ha sobre a mesa varios pareceres de commissões que precisam ser resolvidos pela camara, para lerem o competente destino, por isso ámanhã, depois da leitura da acta, ler-se-hão pareceres de commissões; e finda essa leitura dividir-se-ha a camara em trabalhos de commissões. Está levantada a sessão. — Eram quatro horas da tarde.

O REDACTOR

José de Castre Freire de Macedo.