O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ííâo é noya, ella existia no Governo quando eu estava á Lesta das Obras Publicas, porque recebi .o'r-íde«i de proceder á avaliação dos Edifícios N.acio-.naes para !éerem seguros; e.ra está a declaração, >porq,ue se estas eram as vistas do Governo , dev!e ;p.ròcurar leva-las á execução.

- O S,r. Prwidente : -^ Coniinua a discussão^dò Pró? jjiecto na sua generalidade.

* ;O S:r. :Lope$ Branco: -^Sr. Presidente, lenho a fatalidade de me chegar à palavra em questões iín--.port.antes, quando está próximo a dar a hora ; hoje acontece o mesmo, porque-falta menos de meia ^hora ; e como se tenha concedido a alguns Srs-. De-^patados a graça de s"e lhes reservar a paiayra para ,a seguinte Sessão, eu sollicúo a rneii respeitoiguai .concessão.

G Sr. Presidente : — O Sr. Deputado propiõe que ,-çè l{ie reserve a palavra para amanhã; mas é pre-ci?o saber-se depois o que se ha de fazer nó tenipo que resta , isto e'r se ale'm do Jempo que se perdeu na entrada da Sessão, porque se abriu: hoje muito depois da uma hora , se lia de perder mais meia hora que falta (Apoiados).

Q Sr. D. João d1 /J^evedo: — Eu entendia que o S,r. Deputado podia aproveitar este ternpo^ e. dada a hora , reservar a palavra para amanhã.

Q Sr. Lopes Branco: — Eu agradeço ao nobre Deputado a lição, que «caba de dar-me; mas não acceilo ; porque ainda ha pouco tempo, n.'uma discussão importante, Be concedeu ,i?sse mesrivo favor ao Sr. Moura Coutinho , sustentando o Parecer da Commissão de Legislação tia questão do Sr, Celestino, e esta qiíestão~não e' menos.importante , do que aquella, notando-se que naquella Sessão faltava meia hora para se fechar : sendo as circumstan-cias as mesmas, espero que se me faça outro tap.to.

O Sr. Presidente: —- Os precedentes teem sido de duas espécies, ou reservar-se a palavra para.a.Sessão seguinte , coino o Sr. Deputado pede , ou co-"meçar n'uma Sessão , e continuar na outra corno propõe o Sr. D. «foão<_. p='p' á='á' depois='depois' pri='pri' outro='outro' proporei='proporei' camará='camará' meios='meios' rneirodos='rneirodos' _.vou='_.vou' o='o' propor='propor'>

O Sr. Rebèílo' Cabral: — O melhor é V. Ex,a propor isto á votação, do que estarmos a gastar o tempo da meia hora, ou quasi Ires quartos que faltam , çorn esta discussão; e entendia que ó Sr. Deputado devia ceder da palavra, visto não querer fallar agora, ficando-lhe: todavia salva para amanhã, e aproveitar o.tempo restante quem se lhe seguisse na ordem da inscripçâo, «o Sr. Deputado falia ria depois.

O Sr. Presidente.: — Eu consulto a Camará, se quer interromper esta discussão, reservando a palavra ao Sr. Lopes Branco pata amanha abrir a discussão. -

O Sr. Lopes Branco abrirá e agora tem a palavra o Sr.

M Camará conveiu.

X) Sr, Presidente: — Pergunto á -Camará, em que «Se ha de aproveitór o -resto desta Sessão,, .

.O Sr. Reòeílo Cabral: — -Ooníiinuaindo a discus-•"83,0, .dando V. Ex.a a palavra a-& Orador que -se segue. - " .

O Sf. Presidente : amanhã a discussão; Simas. . . (Suí;surr,o,

O Sr. Lopfí» >Sranco : — • Precizo saber como foi ««•ta deliberação.

O Sr. Presidente • — Resolveu a Camará que o Sr. Deputado -amanha começasse esta discussão; mas entendendo eu que se não devia perder tempo, dei a palavra ao Orador que se seguia.

O Sr. Pereira de Mello : — - A votação não foi essa: devt- observar-se o que se volou , ou aliás não se votar; a decisão da Camará foi , que se interrompesse- a discussão.

' O Sr. Presidente : — É verdade.; mas para se aproveitar o temp"o, podia faUar o Orador que se segue , sern com isto se offender o direito do Sr. Lopes Branco.

O Sr. Lopes fíranco: — Faz differença : irroga-se-roe a censura de que eu não sei fallar agora (Sussurro prolongado).

"O Sr. Presidente-:—* Peço ordem. .. Vai siisci-, íar-se unia queslão de ordem , em que se gasta q

O Sr. Rebello Cabral : • — Eu requeiroque se pró-rogue a Sessão por mais uma hora, para continuarmos nos trabalhos da Camará.

A Camará decidiu negativamente.

O Sr. Presidente: . — Vou levantar a Sessão; e previno os Srs. Deputados, deq.ue a hora da abertura e' ao meio dia; portanto os Srs. Deputados que quizerem fallar , e os que quizerem ouvir, devem vir rnais cedo; pois que ha urna hora , en> que regularmente se devem cotnoçar os trabalhos, e a duração destes está dcternuR-ada no Regimento, (Apoiados).

O Sr. Miranda: — Eu requeiro a publicação dos nomes dos que faltarem, no Diário do Governo j porque, quando não sirva para a Sessão se abrir mais cedo, servo ao menos para o Paiz saber quem são aquelies, que fa.ltam aos seus deveres. t O Sr. Pr-esidenle : — A Ordem do Dia para áma~-nhã e-, na primeira parte, o Projecto adiado sobre os Officiaes amnistiados, e na segunda parte a que. vinha para hoje. Está levantada a Sessão. — Eram quatro horas e tre&.q-uaríos da tarde.

O REDACTOR INTERINO,

FRANCISCO X.Z55A.

N.° 16.

5Bã0 >*. 2 5 fce *

''•'•'• Presidência do Sr.Gorjão H enriques. ' ''

C:' ' ' 1.° 'Of/icio-:— D-o Sr. José Ale-xandre de Casn-;

hamáã'q-—Presentes 72 Srs. Deputados. ' pôs , comrnunicando,. que «> seu tnáo estado de saúde

"-Abertura—^.Aos tres.quarto3.de. hora depois do lhe não permitte asÃislir a algiuíias das seguintes

meio dia. ; Sessões.—^Inteirada: