O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

l&tor da Çom.missão, a, desigualdade de cifçumstan-cias entre as parpehias, o terem umas passal ou for ros, e outras não, de modo qpe tal parochãa ;de -poucos v^sinhos e fácil -de reger, terá de dar ««ilo mais contribuição parque ,não tem passal, da que e«.t;ra !e ,, -.muito -.nrajis extensa e trabalba.dora, tem ^propriedades CGÍO cujos fruetps •alimentará o seu pastor', e pouco oa' nada terá de pagar. Mas permitta-

32 por outro lado, .sé evitarmos.oom o arbítrio da •Commis^âo esta d'jfficald;a;de, não vamos nós cahir •n'outra» qu« é obrigar os paiochianos de uma fre-^ue;zia a. eofitiiimir para, as des|Dezas dá outra? Não 4esp0pHlisai;á isto só.;a medida,? E em tributos, de si impopulares sempre, a consideração não'e de ioi-:iflenso peso?...

Não me .pesa que esta discussão seja, longa, impacienta m-m,e as questões inúteis ; mas desta grande utilidade hade vir sempre, quando não seja senão a de nos obrigar a todos a reflectir cobre assumptos que o habito, e quasi a moda .tinlva coo-, demnado ao despreso e como a não valerem a .peaa de se pensar n'elles.

Ouvirei pois os Ditadores de que não -espero ilhis-tragrão, e ,votarei pelo arbítrio que mais se apro-

ximar, q-ue mais deixar.«alvos os •principias de éter»-«

Se as minhas ass€mães:forem combatidas porém, #.olverei ia questão, e, provarei, com :os factos na mão j" que nunca é innpossível, segwr os principios, « que as Dificuldades dos bons «ystemas quasi todas yeerrj (ise.não todas) da má escolha :dq>s meios que os desacreditam. e ealuaiaiana. Prova-íoriiei, e entrarei, se me foiçarem, no asqueroso exarae, d.o pessoal e moral d'esses meios -e iastruiHentos, ainda com o risco de cahir HO anathema d'esta nova Igreja que -eu não intendo-, cujos ,cano«es são feitos na Secretaria d'JBstado, cujos Ministros são ps homens da policia , cnjo episcopado será talvez wmaa parte das funcções do Adiministrador Geral.. . Não sei. Pois ifacorrerei >n'esse anatheítn,a ,.,e, çhaíaar-me-hão schysí-nafcioo. Não importa.'.E^Jnbelligepcii^ eoin os jnirriigos da liberdade, já me 'àcçus^-raim, es eu ri-me. Não rae rirei da excommuníião destes papas ridículos ? -....-.. . •

Assún risse PortogaJ, e se »ão .derrapi-assesa -tentas lagrimas por setss absurdos desvarios»

Dada a hora-, se fecisonj a Sessão, dando -o Sr. Presidente para ordem do dia da Sess«,Q seguisate a,>eontinuação desta discussão. .

'Presidência do Sr. José Caetanç de Campos.

.bertura — pouco depois do meio dia. Chamada-^PreseiKes IO3 Srs. Deputados, e ram depois mais alguns, e faltaram os Srs. — j tinho Líbano — Silveàm — B:ispo 'Conde —r- Celestino Soares •— Sousa Guedes — Dias d'Azevedo — ' — Frederico Gomes"— j\£arec&.s-r- Henriques

Acia — Approvacla.

CQrresp@.nde<_3ciTeve p='p' tag1:_.='destino:_.' seguinte='seguinte' o='o' xmlns:tag1='urn:x-prefix:destino'>

Camará dos Senadores —r- Ura orneio , da«do costa de terem sido approva-dos pela dita Camará para serem levados á Sancçâo Real vários Projectos de Lei, .constantes' d'uma relação appensa do mesmo ofíicio. — Foi mandado para o Avchivo.

Ministério do Reino-—Um officio .incluindo uma representação da Camará Municipal de Baircellos, pedin,do para as despezas do MuhicipiojO§ rendime,«-tqs da Ba>rca do ex-tinçto Convento de Ytí'líir, bera como o das Azenhas próximas á mesaaa Bai-ca. — A" C&mmiss,ão d" AdfoiinisimçaQ Publica..

Outro incluindo a copia aulheRtica do Decreto de ^á d 'Agosto de 183;8, peio qual ifoi aposentado o Administrador da I-mprensa Nacioaal, José Li-bçrato Freire dt: Carvalhp, cauí vencimento 'de metade do respectivo -ordeítado, em attenção a seus •distinctos serviços, e avançada idade. — ^' Commís-&ão d\Admims'(ra§êo Pubtíca. "

Outro ^compaiiliaírdQ ^as iíaformações ao Admi-

nistrador Geral de Vianda, «obre os requerimentos de /varias Corporações acerca de divisão de território :d'aq;uelle Districto. — jí* Commis&âo d'Esta-iisíica.

Outro incluindo vários documentos -relativos .á troca do «deficio do Hospital da Vill^ da..Ribeira Grande pelo do extincto Goíivento :dos Fràricisca-nos. T-!-^' fjoiwnmsâo ds Fja%end&.

Mdni&terio da Justiça. — Um officio respondendo sobre a indicação do.,Sr. Deputado Aguiar, relativa ás -prestações dós Egressos das extin-ctas ordens religiosas; e bem assim inforroaindo pelo que respeita ao additamento do Sr. Ferrer, sobre o processo, a que por aquellà Repartição se .casltifBa; proceder, relativamente aos subsídios ou prestações ,