O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 319 )

Peita a chamada disseram approvo os Srs. — Al-lo Carlos, Galafura, Costa Cabral, Caiado? Cândido de Faria, César de Vasconcellos , Fernan-dps Coelho, Mimoso Guerra, Silveiro, António Júlio, Vieira de Castro, Barão de Noronha, Corrêa de Sá, Peres da Silva, Pereira Brandão, Rebello de Carvalho, Macedo Pereira, Varei Ia, Carvalho c Mello, Otollini, Frazâo, Corrêa de Faria , Mas-carenhas Neto, Pina Cabral, Lima, Castro Portugal, Nentel , Soure, Frederico Gomes, Judice Sa-rnora , Galvâo Palma, Velloso da Cruz, J. A. de Campos, 'Ferreira Lima, J. C. de Campos, Sousa Pinto Basto, José'Estevão, Silva Costa-, Ferreira de Castro, José Liberato, Teixeira de Carvalho, Derramado, Silva Pereira, J. M. Esteves, Pinto Soares, Pina Cabral de Loureiro, Passos (José',) Vaz Lopes, Barreto Feio, Leonel, Grijó, Ribeiro Saraiva, M. A. de Carvalho, M. A. de Vasconcellos , Colmeiro, Sá OZOTÍO, Passos (Manoel,) Vás-concellos Pereira, Marques Murta, Midosi, e T. J. d'Abranches.

Disseram rejeito os Srs. — Agostinho Albano, Ramos, Jervis d'Athoguia, Barreto Fera?., Quelhas, Costa Carvalho, Ávila, Alheira, Seabra , Marreca, Moita Pimentol, Barão de Monte Pedral, Barão de Leiria, Gorj~io Henriques, Teixeira de Aguilar, Roma, Veiga, Gomes de Carvalho, Guilherme Henriques, Camacho, Queiroga, Lobo de Moura, Almeida Garrett, João Elias, ^Aguiar, J. A. de Magalhães-, Sousa Azevedo, Silva e iVJailn, Teixeira de Moraes, Pestana, Terra Brum , Fari-nho , Gomes de Castro, Reis e Vasconcellos, Lacerda, J. M. Grande, Xavier d'Araújo, Silva Carvalho, Pimentel d« Faria, Tavares de Macedo, Mosinho da Silveira, Moniz , Valclez, Barata Salgueiro, M. B. Rodrigues, Cardoso Ca,slello Branco, Ferreira Cabral, Leite Velho, Fonseca Magalhães, Xavier Botelho, Querino Chaves, Northon, e Ferrer.

Ficando assim approvada a proposta do Governo por 61 votos contra 53.

O Sr. Agostinho Albano:, — Eu tinha a palavra para uma explicação; mas como não está presente o Sr. Pre>idente do Conselho , e esta minha explicação não se pôde dar senão na sua presença: peço que me seja reservada a palavra para quando estiver presente o nobre Presidente do Coneslho.

O Sr. Derramado:*— Sr. Presidente, eu sou Deputado do centro, e no centro Jui de permanecer em quanto tiver vida polinca, ainda que este centro se torne um ponto isolado. Votei com o Ministério n'.uma questão, que em ultima analyse era queslâo toda de confiança ou desconfiança nos Ministros; e por mais que se exforçou a eloquência dos oradores de um e outro lado em demonstrar o contrario, a questão, repito em ultima analyse ficou questão de confiança ou desconfiança no actual Ministério. Era necessário que eu desmentisse moral e politicamente todos os meus precedentes, ou que os Ministros acluaes desmentissem os seus para eu recusar o meu voto á sua administração. Declaro portanto que continua a confiar nos Srs. Ministros, eni quanto não derem motivo de desconfiar.

O Sr. Costa Cabral:—Também em attençâo á minha especial posição, como Deputado do centro, pedi a palavra para dar uma explicação: eu tam« bem considerei esta questão unicamente de confiem.' ca, e em altenção aos precedentes dos que compòern o Gabinete, não posso deixar de lhe prestar o meu apoio, sobre tudo porque nelle está o meu- particular amigo, o Sr. Silva Sanches, de cujas mãos recebi o car^o de Administrador Geral de Lisboa, facto que demonstra que eu estava d'acòrdo com S. Ex.a em política. Ainda não vi que o Sr. Ministro do Reino tenha praticado facto algum que mostre que elle se tem desviado da política que então èegtiia : não vejo por tanto razão para que eu deixe de apoiar a Administração de que faz parte. Este foi o motivo porque votei pela proposta.

O Sr. Alberto Carlos:—Cedo da palavra; todos sabem porque eu votei, e porque outros Srs. rejeitaram ; por mais que se exforcem , o negocio todos o sabem.

O Sr. Ferrer.-— Peço a V. Ex.a que me reserve a palavra para quando estiver presente o Sr. Mmis-nis|,ro da Gueira, que me attribuiu ideas, que eu não tinha.expendido.

O Sr. Almeida Garrelt:—Tinha pedido a palavra, e uso delia para dizer que a icsposta ás recriminações do Sr. Ministro está em todos os Diários que transcreveram o meu discurso.

O Sr. Presidente: — A'manhã são Commissões; está levantada a Sessão. — Eram 4 horas da tarde.

N." 21.

to 1 to JHaio.

Presidência do Sr. José Caetano de Campos.

.bertura — Ao meio dia e um quarto. Chamada — Presentes 94 Senhores Deputados, entraram depois mais alguns, e faltaram os Srs. — César de 1'asconcellos — Quelhas — Barão de Monte Pedral — Teixeira d' Aguilar — Bispo Conde — Conde da Taipa—Francisco Entorno d? Almeida-^-Celestino Soares — Sousa Guedes — Dias d'Azevedo — Quetroga— Garre f t — Corrêa de Faria — JMascare-nhas JVelto — Jnâo Elias — */]guiar— Joaquim António de Magalhães — J\'larecos — Henriques Ferrei-^ rã — Reis e Vasconcellos— Xavier $ Araújo —Mo*

1839.

zinho da Silveira — Falde% — Manoel António de Carvalho — Pimenta — e Fonseca Magalhães.

Partecipações — O Sr. Custodio Rebello participou que o Sr. F. A. d'Almeida não comparecera na Sessão anterior , nem nesta, por falta ,de saúde. — Jl Camará ficou inteirada.

O Si. Passos (José) por parte do Sr. Barão de Monte Pedral, e o Sr. Northon porparte do Sr. Fonseca Magalhães fizeram iguaes declarações. —'Inteirada, ç