O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1893

Discurso que devia ser transcripto a pag. 1876, col. 1.ª, lin. 1.ª do Diario de Lisboa, na sessão de 6 de junho

O sr. F. M. da Cunha: — Folgo de que esta discussão tenha sido encetada por um orador d'aquelle lado da camara (o esquerdo) com a cordura e placidez com que devem ser tratadas sempre as questões de interesse publico, as questões de economia e administração; regosijo-me porque assim seja em interesse do systema representativo, porque julgo necessarias as opposições no parlamento, mas as opposições que fazem justiça aos homens e ás boas medidas, o não desejava vê las desauctorisadas, por aggredirem sempre acremente as propostas do governo, não sendo assim acreditados no paiz quando têem rasão, á força de o não serem, as muitas vezes que a não têem.

Vejo, sr. presidente, que os oradores que acabaram de fallar estão de accordo em quasi todas as medidas consignadas no plano de reforma da organisação do exercito. Nota-se que as commissões de guerra e fazenda fossem pouco prolixas no relatorio, quando o relatorio não podia ser senão modesto, porque modesto é tambem o plano a que elle se refere. Diz se ali que a reforma da organisação do exercito não é mais que um conjuncto de boas medidas, tendentes a diminuir os vicios de uma organisação militar, e diz-se quaes são essas medidas que pela sua importancia são bastantes para levarem as commissões, e por consequencia a camara, a votarem esse plano. Se se fosse a enumerar no relatorio todas as rasões que actuaram no animo das commissões, não ficaria nada para a discussão; e as funcções do relator não seriam de certo tão difficeis de desempenhar.

 proposta apresentada pelo governo ácerca da reforma da organisação do exercito, não é mais do que a organisação em vigor com as modificações que a pratica tem aconselhado. N'essas modificações attendeu-se, quanto possivel, aos preceitos da sciencia, compativeis com as circumstancias do thesouro e do paiz.

O meu respeitavel amigo, o sr. Camara Leme, apresentou ha tempo á camara umas bases para a organisação do exercito, que revelam muita leitura, vasta erudição e estudo das cousas militares, e effectivamente eu convenho na vantagem de adoptar quasi todas essas bases para a organisação da força publica no paiz; mas o illustre deputado