O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 98 —

mesmo porque o que tinha dicto, e o que vou expor não concorre para a alteração da discussão, mas limitar-me-hei quanto fôr possivel. Não acceito o axioma. S. ex. ha-de reconhecer que ha muitos homens abalisados, e que estão calados durante a vida, depois da sua morte é que se acham os seus compendios, as suas obras, e os seus apontamentos.

Agora fallarei da universidade fechada. S. ex.ª tomou o que eu disse como uma especie de desfavor á universidade, mas s. ex.ª não ouviu de certo o meu argumento. Eu não disse que queria a universidade fechada, o que disse foi, que dos dois males escolhia o menor; antes queria a universidade fechada por 10 ou 11 annos, do que a falta de 20 ou 30 professores de instrucção primaria; porque reputo maior mal a falta de instrucção primaria do que a da instrucção superior.

Ora tambem disse s. ex.ª que as revoluções não nascem da sciencia. Não posso deixar de dizer que as revoluções participam tambem della. S. ex. sabe o que se practica na França, e na Alemanha para se evitar a congestão de bachareis. S. ex. sabe melhor do que eu que em Portugal um dos peiores males é a saída de todos os annos da universidade 100 bachareis que se desapplicam de 20 posições, para se dedicar a uma. Esta congestão de bachareis é um grande mal; e s. ex.ª mesmo o reconhece: porque estes senhores logo que sáem da universidade, principiam a trabalhar por aqui, e por acolá para serem empregados, lançando mão dos meios que lêem ao seu alcance; e foi por esta razão que eu disse que ainda que a universidade estivesse fechada 8 ou 10 annos não fazia falla, porque falla nenhuma nos fazem 1:000 bachareis de menos.

Sr. presidente, nada mais direi a respeito da instrucção primaria. Que é preciso melhorar á sorte dos professores tanto da instrucção primaria, como da secundaria está mostrado até á evidencia; e o que intendo é, que se devem tirar todas as vantagens, que se puder; da instrucção primaria. Com esta instrucção gasta-se 10 contos de réis, e eu desejava que se gastassem 30, porque se ha dinheiro bem empregado, e aquelle que se applica para a instrucção do povo. Vêem-se por exemplo no orçamento 3 mil contos de réis para o exercito, e ainda se diz que é pouco; e para a instrucção primaria apenas se votam 10 contos de réis. Diz-se que o exercito é necessario para a tranquilidade publica, e que é o exercito um dos elementos essenciaes para se conservar e manter a ordem publica; mas eu perguntarei; quaes são os lucros que dá a instrucção primaria? E ainda que estes appareçam um pouco mais tarde, ninguem ha-de desconhecer que são muito importantes e muito duradouros: porque é della que hão-de colher fructo aquelles que lêem de apparecer um dia na sociedade. Nós, por exemplo, temos soffrido muito pela liberdade, todos nós estamos promptos a pegar em armas para a defender; mas aquelles que vierem depois de nós, daqui a meia duzia de annos, quando já não existirem os actuaes defensores da liberdade, que será da mesma liberdade?! Estou certo que aquelles que vierem depois de nós, não hão de ter tanto amor pela liberdade como nós, que soffremos por ella. (Apoiados)

É necessario, pois, que a instrucção inspire na geração futura sentimentos de liberdade; e não e possivel que um professor de instrucção primaria, que tem apenas 90$000 réis, tendo além disso familia, possa viver e ensinar com tão diminuto ordenado. — Por consequencia, as minhas tendencias hoje são todas para a instrucção primaria; e não desejo que se votem favores, em demasia, para a instrucção superior, e que fique em abandono a instrucção primaria.

Não sei se me escapou alguma palavra, que podesse offender algum dos illustres membros da commissão; porém não foi nunca minha intenção offender a s. ex.ª No caso, porém, que julguem alguma expressão menos attenciosa, eu immediatamente a retiro. O que desejo é, que haja harmonia entre todos os professores, que não se estabeleçam isenções para uns, e abandono para outros; e que se dê a uns tudo, e a outros nada.

O sr. Carlos Bento: — Sr. presidente, eu voto pela moção do nobre deputado por Amarante, e voto por ella, porque estou persuadido que não é possivel, em vista do progresso da discussão, poder avaliar as vantagens ou desvantagens das differentes propostas mandadas para a mesa, nem fazer um exame seguro sobre assumpto ião importante. O sr. ministro competente já declarou, que elle não tinha sido ouvido sobre este projecto, que não tinha sido prevenido de estar dado para ordem do dia, que não é iniciativa do governo, mas sim da commissão Estou bem longe de querer negar aos outros o direito que refervo para mim, qual é o direito de iniciativar, e a liberdade que temos de apresentar qualquer projecto, independentemente da acção ou vontade do governo; mas intendo que em assumptos desta ordem, é conveniente que o governo seja ouvido, a fim de que o objecto possa ler uma solução mais prompta e immediata.

Na sessão passada foi apresentado pelo governo um projecto sobre a instrucção primaria; este projecto ainda não foi dado para ordem do dia, nem ainda sobre elle se apresento a um parecer da commissão respectiva. Consta-me que este parecer esta prompto e que em breve lerá de ser sujeito ao exame desta camara; mas eu intendo que, depois da discussão que tem tido logar, depois das reflexões que se fizeram no sentido de dever existir igualdade a respeito de todos os professores, nos differentes gráos de instrucção, e depois da camara mostrar desejos de querer melhorar juntamente com a dos professores de instrucção superior a sorte dos professores de instrucção primaria e secundaria, não deve parecer extraordinario que um projecto que tracta de beneficiar só uma certa classe de professores, encontre certa resistencia da parte da camara.

É necessario, pois, que a camara intervenha com uma resolução sua, e que dê uma prova de que todos nós temos consideração pela instrucção primaria e secundaria.

E verdade, que a instrucção primaria custa 100 contos, mas tambem é verdade que gastamos 300 contos com a instrucção superior: basta a confrontação destes algarismos para se conhecer, que ha uni grande defeito na organisação da instrucção publica deste paiz. (Apoiados)

E não se diga que pela organisação que se deu em em 1844 á instrucção publica, se crearam novos encargos para melhorar este ramo de serviço publico; o que se fez, foi dotar em mais larga escala a instrucção superior, creando mais recursos para esta instrucção; porém a instrucção primaria ficou como estava.