O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO 11

O sr. Presidente: - Creio que os illustres membros da commissão de administração publica ouviram o pedido do digno par e que hão de apresentar o parecer pedido com a maior brevidade possivel.

O sr. Marquez de Vallada: - Vou mandar para a mesa as duas notas de interpellação a que ha pouco me referi.

O sr. Secretario (Montufar Barreiros): - Leu.

São do teor seguinte:

"Desejo interpellar os srs. presidente do conselho e ministro da justiça, relativamente a certas providencias que este ultimo promette adoptar ácerca das letras de cambio.

Sala das sessões da camara dos dignos pares, em 10 de janeiro de 1873. = O par do reino, Marquez de Vallada."

"Desejo chamar a attenção do sr. ministro da justiça relativamente a diversos inconvenientes que se teem encontrado na applicação da lei de registo, desejando em seguida interpella-lo sobre as providencias que tenciona adoptar para remediar o mal que póde seguir-se com manifesto prejuizo da sociedade e dos individuos se não adoptar providencia adquada que seja remedio efficaz.

Sala das sessões da camara dos dignos pares, em 10 de janeiro de 1873. = O par do reino, Marquez de Vallada."

O sr. Marquez de Niza: - Quando o sr. marquez de Vallada annunciou em outra occasião uma interpellação sobre este objecto, declarei que me associava a s. exma. e que desejava tomar parte no debate.

Portanto, renovo agora o meu pedido, isto é, que quando o sr. marquez de Vallada verificar a sua interpellação relativa ao registo dos foros, v. exma. me conceda a palavra para tomar parte na questão.

O sr. Presidente: - O artigo 62.° do regimento diz seguinte (leu).

Em consequencia pergunto á camara se permitte as interpellações alludidas. Os dignos pares que são d'esta opinião tenham a bondade de se levantar.

Foi approvado.

O sr. Presidente: - Não ha portanto duvida alguma em que tenham logar as interpellações do digno par, o sr. marquez de Vallada, e em que seja satisfeito o pedido do digno par, o sr. marquez de Niza, quando tiver logar a interpellação a que s. exma. alludiu.

Com relação ás notas de interpellação mandadas para a mesa pelo sr. marquez de Vallada, quando os srs. ministros se declararem habilitados para responder, marcarei dia para ellas se verificarem.

Não ha mais trabalhos de que a camara se occupe, por tanto, a primeira sessão será na proxima terça feira, 14 do corrente, e a ordem do dia apresentação e discussão de pareceres de commissões.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 10 de janeiro de 1873

Os exmos. srs.: - Marquez d'Avila e de Bolama; Duque de Loulé; Marquez de Sousa Holstein; Condes, de Bertiandos, de Cabral, de Linhares; Bispos de Bragança, de Lamego; Viscondes, de Algés, de Chancelleiros, de Portocarrero, da Praia Grande, de Soares Franco; Moraes Carvalho, Gamboa e Liz, Mello e Carvalho, Costa Lobo, Barreiros, Mártens Ferrão, Reis e Vasconcellos, Lourenço da Luz.

Entraram depois de aberta a sessão os exmos. srs.: - Marquezes de Vallada e de Sabugosa; Visconde de Asseca; Andrade Corvo; Marquez de Niza.