O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

55

toda a confiança, o provado zelo, reconhecida illustração, e vastos conhecimentos de que tem constantemente dado as mais evidentes provas o Conde Thomar... Hei por bem Nomea-lo meu Plenipotenciario, etc. Dada no Palacio das Necessidades aos vinte e tres do mez de Fevereiro de mil oitocentos quarenta e oito. = A RAINHA com guarda. = Duque de Saldanha.»

Poderia apresentar ainda outros; mas a Camara fica já habilitada para avaliar o alto conceito que mereci ao Senhor Duque de Saldanha até ao momento em que lhe prestei o meu apoio, sendo S. Ex.ª Presidente do Conselho; e os motivos que S. Ex.ª teve para mudar de opinião, e fazer-me hoje tão dura guerra.

Sr. Presidente, interrompi a narração que me tinha proposto fazer sobre essa miseravel calumnia, que tem sido publicada pelos jornaes revolucionarios; porque me pareceu indispensavel habilitar a Camara para avaliar a justiça do procedimento do Sr. Duque de Saldanha. Persuado-me de que os esclarecimentos que apresentei já sobre a questão, habilitam igualmente a Camara para julgar da infamia de taes accusações. Accrescentarei sómente agora, que estou prompto a comparecer na presença dos meus accusadores, e perante o tribunal competente. Ahi provarei não só a falsidade de tudo quanto se tem publicado contra mim; mas heide provar quem são os auctores desse plano infernal e indecente, que selem posto em execução. Não deixarei tambem de fazer conhecer, que essa denominada delegação do centro revolucionario não e estranha a este plano; e que se eu não poder provar tudo o que aliás sei a tal respeito, é porque todos reconhecem, que taes planos são concebidos em segredo, mas que não falta quem, applicados os meios convenientes, os revele e dê a conhecer. Digo mais, que tendo o partido revolucionario entretido polemica por espaço de dois mezes sobre um tal objecto, tendo-se compromettido a apresentar na outra Casa do Parlamento, por via dos seus representantes, a accusação formal contra mim: commetterá uma grande indignidade, e um vil acto de covardia, se tal accusação não for apresentada. Desejo-a, reclamo-a: tenham os meus accusadores a coragem de me accusarem, como heide ter a de os confundir completamente.

Pelo que respeita aos tres Dignos Pares que foram meus denunciantes e accusadores perante o Chefe do Estado, espero eu que hão de pedir a palavra para justificar o seu procedimento, e para apresentar as provas das suas asserções. Se o não fizerem, não lhes darei eu o nome que lhes pertence: ser-lhes-ha dado pela nação. (O Sr. Marquez de Loulé — Peço a palavra.) Se entrarem no campo da discussão, tenham a certeza de que me hão de encontrar pela frente; e que não terei duvida de comparar os actos da minha vida publica e particular com os de S. Ex.ª É por esta fórma que a verdade será esclarecida, e que a Camara reconhecerá de que lado está a justiça (apoiados).

Antes de concluir, devo fizer uma declaração; vem a ser: que ha um ponto importante em que estou de accôrdo com o Sr. Conde de Lavradio; e direi agora a S. Ex.ª o que em outra occasião diria a meu respeito; que é para admirar que nos encontremos accordes em uma questão.

Disse S. Ex.ª que a fórma do Governo preferivel para o nosso paiz é a monarchia constitucional. Estou de perfeito accôrdo; e para assim o sustentar e defender me encontrará sempre S. Ex.ª ao seu lado (Apoiados) S. Ex.ª julga, que o remedio aos nossos males não está no absolutismo, atraz do qual S. Ex.ª descobre as masmorras, as forcas e a tyrannia. Não está na republica ou no socialismo; porque a traz delle vem a desordem e a anarchia, a qual é incompativel com a liberdade (Apoiados).

O Digno Par, sustentando esta doutrina defendeu a minha politica; porque é justamente por eu ter constantemente combatido o despotismo e a anarchia, que se me tem feito tão dura guerra (Apoiados.) É por este mesmo motivo, que o partido miguelista e o partido republicano e socialista se tem colligado sempre contra mim. S. Ex.ª portanto não devia nunca aconselhar ou pedir a dimissão do Presidente de Conselho.

Sr. Presidente: sejamos francos e reaes nestas discussões: se o Governo tem praticado actos illegaes, ou inconvenientes para os interesses publicos; mostre-se essa illegalidade ou inconveniencia: prove-se em como o Governo tem violado a Lei ou a Constituição do Estado: demonstre-se a ruindade dos seus planos e systemas; e deixemo-nos destas questões miseraveis, que em ultima analyse só provam odio e vingança pessoal (Apoiados).

De sobejo tenho cançado a Camara. Não fiz um discurso porque a materia o não comporta: dei explicações: destrui accusações. Oxalá que a discussão entre no seu verdadeiro caminho, e que esta Camara reconheça, que lhe incumbe discutir com toda a moderação (Apoiados); lembramo-nos de que sobre as nossas cabeças alvejam as cans; e de que somos membros de uma Camara, que pela sua natureza deve ser circumspecta e moderada; e attendam bem os meus collegas a que elles teem sido victimas de calumnias iguaes áquellas, que se publicam contra mim. (Apoiados e vozes — Muito bem. Muito bem.)