O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.° 12 DE 11 DE FEVEREIRO DE 1896 107

Costa = A. A, de Moraes Carvalho = A. Emilio Correia de Sá Brandão = Frederico Arouca = Arthur Hintze .Ribeiro = D. A. C. Sequeira Pinto.

Illmo. e exmo. sr. - Diz o bacharel formado em direito pela universidade de Coimbra, Francisco Roberto da Silva Ferrão de Carvalho Mártens, conde de Mártens Ferrão, primeiro secretario da embaixada de Sua Magestade Fidelissima em Roma, que pelos documentos juntos se prova que elle é filho legitimo do fallecido par do reino. dr. João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Martens, sendo tambem o unico filho varão do mesmo digno par. O pae do supplicante prestou juramento e tomou assento na camara dos dignos pares, o que consta das actas e é publico e notorio. O supplicante tem trinta e cinco annos de idade completos, acha-se no goso pleno dos seus direitos civis e politicos, e prova pelos mais documentos juntos que satisfez a todos os requisitos exigidos por lei.

Estando, pois, o supplicante nas circumstancias de tomar assento na camara dos dignos pares. - P. a v. exa. se digne deferir-lhe, seguindo-se os tramites legaes. - E. R. Mcê.

Embaixada de Portugal em Roma, aos 11 de janeiro de 1896. - Illmo. e exmo. presidente da camara dos dignos pares, Lisboa. = Francisco Roberto da Silva Ferrão de Carvalho Mártens, Conde de Martens Ferrão.

Certifico que a fl. 38, v., do livro 17 dos assentos dos casamentos feitos n'esta freguezia, está o do teor seguinte:

"No dia 18 de junho de 1806, na igreja da Madre de Deus, freguezia do Beato Antonio, na presença do reverendo cónego José Maria da Silva Ferrão de Carvalho Martens, e com assistencia minha, observadas as formalidades prescriptas pelo concilio Tridentino e constituições deste patriarchado, menos na corrida de proclamas, a apresentação de certidões de baptismo de que foram dispensados por provisão do emmo. e revmo. sr. cardeal patriarcha e alvará do revmo. juiz dos casamentos, as quaes ficam no archivo d'esta igreja sem que lhes resultasse impedimento algum, se receberam in face ecclesiae com palavras de presente por marido e mulher o dr. João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Martens, solteiro, filho do desembargador Francisco Roberto da Silva Ferrão de Carvalho Mártens e de D. Maria Izabel Brum da Silveira, baptisado na freguezia de Santa Maria dos Olivaes; e D. Marianna Margarida de Sequeira Barreto, solteira e filha de João Miguel Francisco de Assis de Sequeira Barreto e de D. Maria Amalia da Costa Sardinha Mergulhão, baptisada na freguezia de Santa Maria de Alcaçova, do bispado de Eivas, e ambos meus parochianos. Foram testemunhas presentes, alem de outras muitas, umas presenciaes e outras assignadas na certidão passada pelo referido conego, José Maria da Silva Ferrão de Carvalho Martens. no verso da provisão, o qual fica tambem no archivo d'esta igreja e o exmo. duque de Saldanha João Carlos de Saldanha de Oliveira Daun, João Miguel Francisco de Assis de Sequeira Barreto, pae da contrahente, e D. Pedro de Portugal e Castro. O matrimonio teve logar na tarde do dia acima mencionado, e no dia seguinte lancei este assento que assigno.- O prior, José da Rocha Martins Furtado."

Está conforme. Lisboa e parochia de Santa Justa, 29 de janeiro de 1896.= O coadjuctor, Alfredo Mergulhão Cabral Macedo e Gama. = (Segue o reconhecimento.)

Traducção. -Logar do sêllo impresso de 00 centésimos com o addicional de 50 centesimos por meio de sêllo de estampilha. - Communa de Roma.- Direcção de estatistica do estado civil. - Certidão de obito. - N.° 176. - João Baptista d" Silva Ferrão de Carvalho Martens.

O abaixo assignado, official do estado civil da commuma de Roma, certifica que do registo das certidões de óbito do anno de 1895, serie A, vol. i, parte 2.ª, n.° 176, consta que no dia 15 do mez de novembro de 1895, falleceu em Roma, na idade de setenta annos, João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Mártens, filho do fallecido Francisco Roberto e da fallecida D. Maria Izabel Mártens Ferrão, nascido em Lisboa aos 28 de janeiro de 1825, de estado civil, casado com D. Marianna de Sequeira Barreto, de profissão embaixador de Portugal junto da Santa Sé.

Roma, aos 23 de dezembro de 1895. = O empregado encarregado, A. Cametto. = 0 official do estado civil, M. Vitti. - (Logar do sêllo da repartição do estado civil de Roma).

Certifico que a assignatura supra é a propria e verdadeira do sr. M. Vitti, official do estado civil da cidade de Roma. Consulado de Portugal em Roma, aos 24 de dezembro de 1895. = Conde de Valbranca, cônsul geral.- (Logar do sêllo do consulado de Portugal em Roma.) - Logar do sêllo de verba.- N.° 13. - Pagou 100 réis de sêllo. Lisboa, 17 de janeiro de 1896. - Azevedo. - Costa.

Reconheço a assignatura retro do consul de Portugal em Roma. - 2.ª repartição da direcção geral dos negocios commerciaes e consulares, 17 de janeiro de 1896. -Julio Brandão Paes, sobre uma estampilha de 20 réis do imposto do sêllo, inutilisada com a assignatura e data supra. - (Logar do sêllo do ministerio dos negocios estrangeiros.) - Pagou 1$124 réis de emolumentos e addicionaes. Guia n.° 155, de 1896. - Garrido. - Pagou 500 réis de emolumentos consulares. - Guia n.° 2, de 1896. - Garrido.

N.° 7. - Por traducção certificada, conforme e litteral, feita no consulado de Itália n'esta, tendo presente o documento original que nos foi entregue pelo sr. Patricio Ferreira dos Santos, e ao mesmo entregue, depois de rubricado com a presente traduccão.

Lisboa, 23 de janeiro de 1896. = O consul geral de Italia, R. de Sousa Monteiro.

Certifico que no livro 26 dos termos de baptismo, n. fl. 91 v., está o do teor seguinte:

" Aos 5 dias do mez de novembro de 1860, pelas quatro horas da tarde, n'esta parochial igreja de Santa Catharina, bairro de Alcantara, cidade e patriarchado de Lisboa, o presbytero Francisco Lourenço dos Santos, prior da mesma igreja, baptisou solemnemente e poz os santos oleos a uma creança do sexo masculino, a que deu o nome de Francisco Roberto, que nasceu ás duas horas e meia da manhã do dia 30 de outubro do corrente anno, filho legitimo, primeiro do nome, do exmo. sr. conselheiro João Baptista da Silva Ferrão da Carvalho Martens, lente da faculdade de direito da universidade de Coimbra, baptisado na freguezia dos Olivaes, d'este patriarchado, e da exmo. a D. Marianna Margarida da Costa Sardinha de Sequeira Barreto, baptisada na freguezia de Santa Maria de Alcaçova, da cidade de Eivas, recebidos na de Santa Justa d'esta capital; parochianos desta de Santa Catharina, moradores na rua do Poço dos Negros, n.° 81; neto paterno do desembargador Francisco Roberto da Silva Ferrão de Carvalho Martens e D. Maria Izabel Brum da Silveira, e materno de João Miguel de Sequeira Barreto e D. Maria Amalia da Costa Sardinha. Padrinho, o cónego da sé patriarchal José Maria da Silva Ferrão de Carvalho Martens, professor de theologia no seminario do patriarchado, do paterno do baptisado, residente na villa de Santarem, e madrinha Nossa Senhora., debaixo da invocação das suas santissimas dores, e tocou com o diadema D. Maria Amalia da Costa Sardinha, avó materna do baptisado, casada, moradora na rua dos Chellões, da cidade de Eivas, aos quaes conheço serem os proprios. E para constar lavrei em duplicado o presente assento de baptismo, que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos, commigo assignaram. Era ut supra.- O coadjutor, José Thiago Fontana - José Maria da Silva Ferrão de Carvalho Martens - D. Maria Amalia da Costa Sardinha."

Está conforme, Parochial de Santa Catharina de Lisboa,