O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO 55

essa lei já não póde estar em vigor; essa lei era temporaria; parece-me que da sua confrontação com a lei de 1855 com a lei do recrutamento é isso bem evidente. E que as circumstancias que a determinaram já não existem, affirma-o a não existencia em armas da reserva. Se for preciso chamar de futuro a reserva, parece-me necessario fazer nova lei.

Sr. presidente, apesar das considerações apresentadas pelo sr. ministro da guerra actual, e pelo sr. Sousa Pinto, pelas quaes parecem estar de accordo sobre o assumpto, vejo com tudo que tiraram conclusões differentes.

O sr. Sousa Pinto licenciou toda a reserva e mais todas as praças do effectivo que excediam ao numero marcado no orçamento rectificado; o sr. Fontes, logo que chega ao poder, cassa a licença a 3:000 ou 4:000 homens.

Notou s. exa. que eu dissesse que este facto não representava para mim mais que um desejo de ostentação e gosto de apparato militar; não desejo com isto incommodar a s. exa.; mas, francamente, não encontro outra explicação.

Continua o mesmo systema de gastar á farta; lá virão, porém, mais tarde os conselhos, embora amigos, mas severos, da commissão de fazenda, para lhe apontarem, como já lhe apontaram no anno passado, as prodigalidades e os desvios das boas regras de administração. Quanto esses conselhos incommodam já s. exa. sabe, e elles virão, estou, certo, justificar o que digo.

O sr. Presidente: - Já não ha numero na sala.

Está levantada a sessão.

Eram quasi cinco horas da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 19 de fevereiro de 1878

Exmos. srs.: Marquezes, d'Avila e de Bolama, de Sabugosa, de Vallada; Arcebispo de Braga; Condes, do Casal Ribeiro; da Louzã, da Ribeira Grande, de Rio Maior, de Cabral; Viscondes, da Praia Grande, do Seisal, de Soares Franco, de Villa Maior, da Villa da Praia; Barão de Ancede; D. Affonso de Serpa, Ornellas, Moraes Carvalho, Sousa Pinto, Barros e Sá, Fontes Pereira de Mello, Paiva Pereira, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Cau da Costa, Palmeirim, Carlos Bento, Barreiros, Larcher, Mártens Ferrão, Braamcamp, Reis e Vasconcellos, Franzini.