O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

468

CAMARA DOS DIGNOS PARES

SESSÃO DE 15 DE FEVEREIRO DE 1867

PRESIDENCIA DO EX.MO SR. CONDE DE LAVRADIO

Secretarios os dignos

Conde d'Alva

Mello e Carvalho

Eram duas horas e meia da tarde, e estando presentes 43 dignos pares, declarou o ex.mo sr. presidente aberta a sessão.

Lida a acta da precedente, foi approvada sem reclamação.

Deu-se conta da seguinte correspondencia: Um officio da presidencia da camara dos senhores deputados, remettendo a proposição sobre a reforma dos emolumentos cobrados nas secretarias d'estado, e augmento dos ordenados dos empregados que. recebiam os mesmos emolumentos.

Outro do ex.mo sr. visconde de Fonte Arcada, que por incommodo de saude não pois comparecer á presente sessão.

O sr. Rebello da Silva: — Sr. presidente, vou ter á camara o relatorio das commissões reünida? dos negocios externos e fazenda, sobre a proposta de lei da forma o organisação do ministerio dos negocios estrangeiros (leu).

O sr. Presidente: — O parecer que acaba de ter o digno par, o sr. Rebello da Silva será impresso e distribuido pelos dignos pares, para convenientemente ser dado para ordem do dia.

O sr. Conde de Fornos: — Sr. presidente, o digno par, o sr. Bazilio Cabral Teixeira de Queiroz, meu collega e amigo, pediu-me para participar á camara, que por motivo de incommodo de saude não tem podido comparecer nas sessões d'esta camara, e que por este mesmo motivo não póde fazer parte da commissão para que fôra nomeado pela sorte.

Aproveito esta occasião para declarar a V. ex.ª o á camara que tambem por incommodo de saude não tenho comparecido em algumas sessões d'esta casa.

O sr. presidente fez proceder ao sorteio para a substituição do digno par Bazilio Cabral.

Saíu sorteado o sr. visconde de Algés.

O sr. Conde d'Avila: — Sr. presidente, pedi a palavra para mandar para a mesa dois pareceres da commissão de fazenda.

Aproveito esta occasião para mandar tambem para a mesa o requerimento, que passo a ter:

«Requeiro que se peça ao governo, pelo ministerio dos negocios estrangeiros, queira remetter a esta camara com urgencia toda a correspondencia, que houve entre aquelle ministerio e o nosso consul em Montevideu nos annos de