O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 ANNAES DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Fonte Boa, a escolha do typo de reproductor, a construcção de potris militares e outros meios de melhoramento e producção devia dar grandes vantagens e teriamos cavallos e raças como outrora, em vez de mandarmos para o estrangeiro o ouro com que os adquirimos.

O cruzamento do cavallo arabe com a raça peninsular é o producto que mais resiste no nosso clima e quando mesmo o "Hachney" se apresenta, carecem sempre os seus productos ser melhorados pelo arabe.

O general Daumos refere as respostas aos quesitos propostos ao emir Abdel-Kader, que bem comprovam a resistencia e sobriedade dos productos d'aquelle cruzamento, que resistem durante longos vinte e cinco dias á falta de agua, bebendo com intervallo de tres dias e com pequenas rações.

Quanto ao orçamento em geral, quero mais uma vez accentuar a vantagem da sua discussão por esta Camara. Bom seria que elle chegasse em condições mais acceitaveis, mas reconheço que as circunstancias é que deram origem a esta anormalidade.

O Sr. Presidente: - Como não ha mais nenhum Digno Par inscrito, vão votar-se os tres projectos referentes ao orçamento.

(Leram se na mesa e foram seguidamente approvados; tanto na generalidade como na especialidade).

O Sr. Eduardo Villaça: - Por parte da commissão de fazenda, mando para a mesa o parecer favoravel ao projecto de lei, relativo á importação de mobiliario para hoteis de luxo.

Foi a imprimir.

O Sr. Francisco Beirão: - Pedi a palavra para apresentar uma proposta, que, evidentemente, vae ferir a modestia do Sr. Presidente da Camara; mas foi por tal modo superior, e sobretudo imparcial a maneira correcta como S. Exa. procedeu no decorrer de toda a sessão legislativa, que, estou certo, a minha proposta obterá a approvação de toda a Camara. (Apoiados).

Da sessão legislativa que hoje conclue alguma cousa ha de ficar (Apoiados), e aliás o que desde já se pode accentuar é que o regime constitucional pode continuar a manter-se entre nós com toda a regularidade. (Apoiados).

Aos trabalhos da Camara presidiu o Sr. Conselheiro Antonio de Azevedo, com toda a intelligencia e imparcialidade. (Apoiados).

Lembro-me de que, em epoca já um pouco afastada, apresentei na outra Camara uma proposta analoga á que vou fazer agora, e que tinha por alvo o mesmo cavalheiro que actualmente occupa a Presidencia d'este ramo do poder legislativo.

Proponho, pois, que se mande exarar na acta um voto de applauso e reconhecimento pela maneira por que o nosso Presidente dirigiu os trabalhos da Camara. (Apoiados).

Desejava até que esta minha pi oposta fosse approvada por acclamação. (Muitos apoiados).

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Presidente do Conselho e Ministro do Reino (Ferreira da Amaral): - Pedi a palavra para declarar, em meu nome, e em nome do Governo, que faço minhas todas as palavras proferidas pelo meu amigo Sr. Francisco Beirão.

A notoria imparcialidade e correcção do Sr. Conselheiro Antonio de Azevedo bem dispensa os meus encomios; todavia accentuo que foram gratas ao meu coração as referencias elogiosas a um dos meus melhores amigos. ( Apoiados).

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Presidente: - Agradeço, muito penhorado, ao Governo e á Camara, as manifestações com que me honraram.

É certo que empreguei as maiores diligencias para que os trabalhos parlamentares decorressem na mais absoluta correcção, o que, alem de tudo, neste momento, se me afigurou altamente patriotico, mas seriam baldados te dos esses esforços se a illustração, o bom criterio, e a intelligencia da Camara me não tivessem vantajosamente auxiliado.

Sendo assim, todos os larvores deveriam ser tributados á Camara; todavia, agradecendo as manifestações de que fui alvo, por igual agradeço a valiosa coadjuvação aos meus propositos.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Marquez de Avila e de Bolama: - Como não vejo presente nenhum dos meus collegas que militam no partido regenerador, tomo a palavra para me associar á proposta do Digno Par Sr. Beirão e ás palavras pronunciadas pelo Sr. Presidente do Conselho, todas tendentes a enaltecer os incontestados merecimentos do Sr. Presidente. (Apoiados).

Em nome, pois, do partido regenerador, a que tenho a honra de pertencer, e visto não se encontrar na sala nenhum dos meus illustres confrades, com muito prazer me associo á manifestação da Camara.

(S. Exa. não reviu).

Vozes: - Muito bem.

Foi lido um officio do Ministerio ao Reino communicando que Sua Majestade houve por bem decretar que a Sessão Real de encerramento das Côrtes se effectue hoje, ás 4 horas da tarde, na sala das sessões da Camara electiva.

Para o archivo.

O Sr. Presidente: - Declaro encerrada a presente sessão legislativa.

Eram 2 horas e 55 minutou da tarde.

Dignos Pares presentes na sessão de 8 de setembro de 1308

Exmos. Srs. Antonio de Azevedo Castello Branco; Eduardo de Serpa Pimentel; Marquezes: de Avila e de Bolama, de Gouveia, de Pombal, de Sousa Holstein; Condes: das Alcaçovas, de Bomfim, do Cartaxo, de Figueiró, das Galveias, de Monsaraz, de Sabugosa; Pereira de Miranda, Eduardo Villaça, Campos Henriques, Carlos Palmeirim, Carlos du Bocage, Fernando Larche, Mattozo Santos. Veiga Beirão, Dias Costa, Ferreira do Amaral, Francisco de Serpa Machado, Simões Mar-giochi, Almeida Garrett, Vasconcellos Gusmão, Silveira Vianna, Bandeira Coelho, Affonso de Espregueira, Pedro de Araujo e Wenceslau de Lima.

O redactor,

FELIX ALVES PEREIRA.