O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

755

SESSÃO DE 24 DE MAIO DE 1848.

Presidiu — O Sr. V. de Laborim, e depois o Sr. M. de Serpa Machado.

Secretarios, os Sr.s V. de Gouvêa.

Margiochi.

ABERTA a Sessão depois da uma da tarde, estando presentes 31 D. Pares, leu-se e approvou-se a Acta da ultima Sessão. — Concorreu o Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros.

O Sr. SILVA CARVALHO — Sr. Presidente, tenho aqui uma representação dos povos de Guimarães, assignada por perto de 2.000 pessoas, entre as quaes figura em primeiro logar o Governador Civil. Estes povos pedem a conservação do seu Juiz Eleito Bernardo José Pereira Leite; e como o negocio pertence ao Governo, segundo o que se tem praticado em casos identicos pedia a V. Ex.ª, tivesse a bondade de a remetter ao Governo, para elle a tomar na consideração que lhe merecer, a respeito de tão digno Magistrado.

Approvou-se, que a Representação se dirigisse ao Governo.

O Sr. C. DE THOMAR — Pedi a palavra para mandar para a Mesa uma representação dos moradores da Freguezia de Santos-o-Velho, sobre o projecto das Coimas: peço que se lhe dê o mesmo destino, que se tem dado a outras, que teem vindo á Camara neste mesmo sentido.

Ficou a Representação sobre a Mesa.

O Sr. C. DE LAVRADIO — Sr. Presidente, quando foi distribuido nesta Camara o relatorio apresentado ás Côrtes pelo Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros, achava-me eu gravemente doente, e por esse motivo não apresentei em tempo competente o requerimento, que vou agora submetter á decisão da Camara.

REQUERIMENTO.

Requeiro que seja pedido ao Governo (pelas Secretarias de Estado dos Negocios do Reino, e Estrangeiros) o original da Representação, que o Sr. Marquez, hoje D. de Saldanha, affirma, na sua circular de 7 de Outubro de 1846, publicada a pag. 4 do Relatorio, por S. Ex.ª apresentado ás Côrtes, ter sido dirigida a Sua Magestade A RAINHA pelo Sr. D. de Palmella, na qualidade de Presidente do Conselho de Ministros. Sala da Camara dos Pares, em 24 de Maio de 1848. = C. de Lavradio.

E proseguiu — Sr. Presidente, eu peço, e considero como essencial a remessa do original deste documento, porque tenho tenção de provar: primò, que elle é cópia: e secundò, que o Ministerio presidido pelo Sr. D. de Palmella, longe de haver pedido a SUA MAGESTADE a demissão, estava resolvido a não se demittir, nem a largar os seus logares, senão depois de haver dado conta ás Côrtes dos actos por elle praticados. Estou persuadido, de que a Camara approvará este meu requerimento; e quando elle fôr satisfeito pelo Ministerio competente, pedirei a assistencia do Sr. Presidente do Conselho, para em sua presença provar o que disse. Peço a urgencia.

Approvou-se a urgencia, e a materia do Requerimento.

O Sr. V. DE FONTE ARCADA — Sr. Presidente, em uma das Sessões passadas, estando presente o Sr. Ministro do Reino, entre outros objectos, sobre que chamei a attenção de S. Ex.ª, disse-lhe, que uma rica collecção de paineis estava a ponto de ser vendida em hasta publica, e que conviria, que S. Ex.ª houvesse de vêr se podia propôr os meios, para ser authorisado a comprar alguns, que merecessem ficar para o Estado. O Sr. Ministro nomeou effectivamente uma Commissão para examinar quaes eram, os que estavam nessas circumstancias; esta Commissão acabou os seus trabalhos, e creio que já os remetteu para o Sr. Ministro: acontece porém, que hontem foi o primeiro dia do leilão, sem que por ora nada se tivesse providenciado a respeito da