O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 22 de Março de 1916 11

Assim, pela primeira estatística publicada em 1897, a despesa média, por dia e por doente, regulava, salvo, êrro, por $45(7) e, na estatística publicada em 1898, essa despesa elevava-se a $49.

Na quarta estatística publicada, a despesa ia já para $50 e tal; na última, publicada em 1908, essa despesa ascendia já a $60 e tal; e; consta-me agora, por informações fidedignas, que a despesa média, por dia, no Hospital de S. José e Anexos, é de 1$!

Ora, Sr. Presidente, esta elevação representa um agravamento importante para as despesas públicas, e eu quero chamar a atenção do Sr. Ministro do Interior,- a quem presto a minha homenagem por ser a primeira vez que o vejo presente nesta casa fazendo parte do Govêrno - eu quero chamar a sua atenção para êste assunto, que bem a merece.

Sr. Presidente: comparando as despesas do Hospital de S. José e Anexos com outros hospitais, mormente o de Coimbra, que, pode dizer-se, é um hospital modelar, visto que, recebendo agora um subsídio de 60 contos do Estado e tendo uma frequência de 300 a 400 doentes, a sua despesa não vai alêm de 67 contos.

Comparando, ia dizendo, as despesas do Hospital de S. José e Anexos com outros hospitais, verifica-se que elas são excessivas.

Como se explica que o hospital de Coimbra, que é um hospital escolar, gaste 67 contos com 350 doentes e o Hospital de S. José gaste perto de 800 contos com 2:100 doentes?

Evidentemente há um vício de origem, de administração, - e nas minhas palavras não vai nenhuma suspeita para o seu actual dirigente, que é um funcionário distintíssimo, nem para os seus antecessores que eu bem sei, por factos que conheço, que procuraram, fazer economias. Assim, lembra-me que, quando era enfermeiro-mor do Hospital o Sr. Dr. Curri Cabral, S. Exa. mandou uma circular aos directores das enfermarias pedindo-lhes que fizessem a mais estrita economia.

Sabe V. Exa., Sr. Presidente, o que sucedeu por parte dum dêsses directores, o Sr. Sousa Martins, uma glória da nossa terra? Respondeu da seguinte maneira: pondo todos os doentes a champagne!

Isto, evidentemente, representava, da parte dêsse ilustre clínico, uma insubmissão do seu espírito contra essa orientação duns serviços que precisavam e precisam o mais largo desenvolvimento paralelo á mais severa economia.

Sr. Presidente: eu estou certo de que uma das causas do aumento de despesa no Hospital de S. José e Anexos é devida aos parcos vencimentos dados ao seu pessoal de enfermagem e aos seus clínicos.

Eu não sou clínico, mas tenho ouvido dizer que uma das causas de que enferma a administração dêsse hospital é a pouca remuneração que se dá ao seu pessoal de enfermagem, e se não vejamos:

Como se pode exigir espírito de economia ao pessoal, dando-se-lhe uma jorna- como se diz na minha terra - miserável? Se há empregados que merecem uma remuneração condigna são exactamente os dos hospitais, porque V. Exas. sabem muito bem os perigos a que êles estão sujeitos.

Sr. Presidente: pelos trabalhos a que procedi e aos quais, com muita mágoa minha, não posso fazer referência pormenorizada por não ter presentes neste momento as respectivas notas, eu verifiquei que todas as instituições locais de assistência ou, pelo menos, quási todas, estão atravessando hoje uma crise tremenda e assustadora, pelos dolorosos resultados que dela podem advir. Se o Estado lhes não acode prontamente, corremos o risco de assistir ao seu encerramento ou á restrição da entrada de doentes, o que, em qualquer dos casos, é bastante para lastimar. E não se diga que è infundado êste meu receio, porquanto de todos é sabido que essa restrição se está já fazendo e muito mais se há-de acentuar, atendendo ao encarecimento constante da vida.

Alêm disso, entendo que a administração de S. José e anexos - e nisso não vai ofensa quer para o seu actual e ilustre director, quer para os seus antecessores - carece duma profundíssima remodelação, Se eu fôsse Ministro do Interior, a minha primeira obra neste assunto seria separar a parte técnica da parte administrativa.

Como pode ser que um médico vá para ali dirigir os serviços com um vencimento mensal de 80$ e dedicar-se com assiduidade a uma administração tam variada, trabalhosa e absorvente como é a do hospital de S. José e anexos?