O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

3ST- 18

EM 6 E 7 DE JANEIRO DE 1920

. Presidência do Ex,mo Sr. Domingos Leite Pereira

Secretários os Ex,mos Srs,

PRIMEIRA PARTE

Baltasar de Almeida Teixeira António Marques das Neves Mantas

Sumário.— Procede-se à chamada. Ê aberta a sessõ.0, catando presentes 6G Srs. Deptttados. Lida a acta, é aprovada. Lê-se o expediente, que tem o destino devido.

O Sr. Nóbreija Quintal, interrogando a Mesa, prei/unta em qne altura da sessão continua a votação interrompida na anterior por falta de nú-nvero. O Sr. Presidente declara quê vai proceder--se a ela.

Vota-se o artigo 1.° da proposta dos Srs. Nó-brei/a Quintal e Afonso de Macedo. JK aprovado, assim como o aditamento do Sr. Barbosa de Ma-gal/iãe* e o artii/o 2.°

O Sr. Presidente do Ministério '(Sá Cardoso) faz a apresentação de novos Ministros, expondo o programa do Governo. Sobre este assunto falam os .SY*. Vilorino Guimarães, Ramada Curto, sintonia Granjo, Júlio Martins e João Gonçalves, tendo o Sr. Tavares de Carvalho requerido que a sessão fosse prorrogada até terminar a discussão. Volta a falar o Sr. Presidente do Ministério respondendo aos oradores antecedentes.

Em seguida o Sr. Presidente interrompe a sessão.

SEGUNDA PARTE

yii 15 horas e 12 minutos reabre a sessão, inter-roinpcndO'SC ti és minutos depois e aguardando a presença do Ministério, sob proposta do Sr. Brito Caniac/t.i.

Prowjue a scs*ão às 1Ghoras e 10 minutos, continuando o

O "Sr. Brito Cainaclif» censura o Governo por não estar presente ao abrir a sessão, considerando o f acto finico, no sentido dos termos do debate çue se veiitiluita. Responde o Sr. Presidente do Ministério (Sá Cardoso}.— O Sr. Ramada Curto protesta contra a forma por que o Chefe do Governo se lhe referira na primeira parte desta, sessão. Responde o Sr. Presidente do Ministério.— O Sr. Júlio Martins considera o Ministério como incapaz de corresponder à gravidade das circunstân-

cias. Responde-lhe o Sr. Presidente do Ministério.— O Sr. Ministro das Finanças (António Maria da Silva) generaliza os projectos económicos e financeiros da orientação ministerial, terminando por enviar para a Mesa duas propostas de lei, para que pede a urgência.— Sobre a ordem, o Sr. Rumada Curto apresenta e justifica uma moção, que é admitida.— O Sr. Brito Camacho combate a organização ministerial. O Sr. Cunha Liai justifica uma moção de ordem, no sentido de ser an-ticonstitucional a forma por qite se recompôs o Ministério.— O Sr. Barbosa de Magalhães apresenta e justifica uma moção de ordem, também assinada pelo,Sr. Vitojino Guimarães, que é admitida. Esta moção é aprovada em votação nominal; ficando prejudicadas, as outras moções.

Documento» mandados para a Mesa durante esta parte da sessão.— Projectos de lei.—Propostas de lei.— Requerimentos.

Presentes os Srs.:

Abílio Correia da Silva MarçaL

Acâcio António Camacho Lopes Cardoso.

Alberto Carneiro Alves da Cruz.

Alberto Ferreira Vidal.

Alberto Jordão Marques da Costa.

Albino Pinto da Fonseca.

Álvaro Pereira Guedes.

Américo Olavo Correia do Azevedo.

Angelo de Sá Conto da Cunha Sampaio Maia.

António Aresta Branco.

António da Costa Ferreira.