O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

2sT.° B O

EM 3 DE MARÇO DE 1920

Presidência do Ex,mo Sr. Alfredo Ernesto de Sá Cardoso

Secretários os Ex,mos Srs.

Baltasar de Almeida Teixeira António Marques das Neves Mantas

Sumário.— Faz-se a chamada, a que respondem 39 Srs. Deputados. E lida a acta, e pregun-tando o Sr. Cunha Liai se dela constava alguma referência, que lhe garantiram ter-lhe sido feita como director dos transportes terrestres, n Sr. Presidente responde negativamente. É aprovada a acta com a presença de 75 Srs. Deputados. • Ê lido o expediente.

Antes da ordem do dia.— O Sr. Ministro da Marinha (Celestino de Almeida) apresenta três propostas de lei, pedindo urgência para uma delas, urgência que é concedida. — Em negócio urgente, autorizado pela Câmara, o Sr. Cunha Liai pede ao Sr. Aresta Branco que repita as referências, que lhe consta ter-lhe feito [wo sua qualidade de antigo director dos transportes marítimos. Usa da palavra o Sr. Aresta Branco, e em seguida o Sr. Cunha Liai, com autorização para falar por mais tempo que os cinco minutos que faltavam para se passar à ordem do dia. Por último o Sr. Vergílio Costa faz algumas considerações sobre o incidente.

Ordem do dia. — São aprovadas as emendas do Senado ao parecer n.° 186, concedendo à Câmara Municipal de Gaia e às câmaras das capitais de distrito as mesmas percentagens que percebem as câmaras de Lisboa e Porto nas vendas vor utilidade pública.

Entra em discussão o parecer n.° 144, referente à situação dos oficiais milicianos. Usam teyuida-mente da palavra, na generalidade, os Srs. Pereira Bastos, Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis), Plínio Silva, Afonso de Melo, Ministro da Guerra (Helder Ribeiro), Orlando Marcai e António Granjo. ' A discussão fica pendente.

Antes de se encerrar a sessão.— O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis) troca explicações com o Sr. Ministro da Guerra acerca dos médicos milicianos, e o Sr. Eduardo de Sousa insta por documentos requeridos pelo Ministério das Colónias.

Encerrou-se a sessão, marcando-se a imediata para o dia seguinte, à hora regimental.

Documentos mandados para a Mesa durante a sessão.—Propostas de lei.— Última redacção. — Pareceres. — Requerimentos.

Abertura da sessão às lô horas, estando presentes 6õ Srs. Deputados.

Presentes à chamada os Srs.:

Acácio António Camacho Lopes Cardoso.

Alberto Carneiro Alves da Cruz.

Alberto Ferreira Vidal.

Albino Pinto da Fonseca.

Alexandre Barbedo Pinto de Almeida.

Alfredo Ernesto de Sá Cardoso.

Alfredo Pinto de Azevedo o Sousa.

Álvaro Pereira Guedes.

Álvaro Xavier de Castro.

Aníbal Lúcio de Azevedo.

António Albino de Carvalho Mourao.

António Albino Marques do Azevedo.

António Aresta Branco.

António Augusto Tavares Ferreira.

António Cândido Maria Jordão Paiva Manso.

António Francisco Pereira.

António Maria da Silva.

António Marques das Neves Mantas.

António Pais Kovisco.

António Pires de Carvalho.

Augusto Joaquim Alves dos Santos.