O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA W PORTUGUESA

DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADO;

SESSO 3ST. 82

EM 19 DE MAIO DE 1920

Presjdôncia do Ex.mo Sr. Alfredo Ernesto de Sá Cardoso

Baltasar de Almeida Teixeira

Secretários os Ex.m°8 Srs.

António Marques das Neves Mantas

Sumário.—Aberta a sessão com a presença de 30 Srs. Deputados, é lida a acta que se aprova quando há número regimental. Dá-se conta do expediente. ,

Antes da ordem do dia. — O Sr. Alves dos Santos, como membro da comissão parlamentar de inquérito ao extinto Ministério dos Abastecimentos, manda para a Mesa um relatório da mesma comissão.— O Sr. Pedro Pita insta pela discussão dum projecto de lei e requere que haja sessões nocturnas para se poder discutir o projecto referido.— O Sr. Abílio Marcai manda para a Mesa uma proposta sobre sessões nocturnas.— O Sr. Costa Júnior ocupa-se de interesses télégrafo-postais, da questão dos géneros alimentícios e de interesses de guardas fiscais, prometendo o Sr. Ministro da Guerra (Estêvão Aguas} transmitir aos seus colegas as considerações do Sr. Deputado. — O Sr. Malheiro Rei-mãs trata dum incidente militar para o qual chama a atenção do Sr. Ministro da Guerra que lhe responde. — O Sr. Ferreira Diniz pede, e é aprovado, que se autorize a reunir uma comissão durante os trabalhos. —• O Sr. Raul Tamagnini manda para a Mesa um parecer. — É lido na Mesa o relatório enviado pelo Sr. Alves dos Santos. — O Sr. António Maria da Silva pede que se incluana ordem do dia o parecer sobre o orçamento do Ministério do Comércio.

Primeira parte da ordem do dia.— Contt-nuação da discussão sobre a proposta de lei relativa à construção dum edifício para a instalação da Biblioteca Nacional de Lisboa. Usa da palavra o Sr. Brito Camacho.

Segunda parte da ordem do dia. — Continuação da discussão do parecer n.° 47, que permite à Companhia dos Caminhos de ferro de Benguela*, a emissão de obrigações. Usam da palavra os Srs. Ferreira da Mocha, e Ministro das Colónias (Utra Machado), sendo aprovado o artigo 1." com duas propostas do Sr, Ferreira da Rocha. Sobre, o artigo 2.° usam da palavra, os Srs. António José Perc,iva, Ministro das Colónias, senão o ar-

tigo aprovado com uma emenda do Sr. António José Pereira. Ê aprovado o artigo S.°. — Entra em discussão na generalidade o parecer n." 400, relativo à reintegração dum funcionário. Usam da palavra os Srs. João Bacelar, Leio Portela, Álvaro de Castro e Ministro das Finanças (Pina Lopes'), ficando o parecer para se discutir na sessão seguinte.

Antes de encerrar a sessão. — O Sr. Leio Portela pede que se marque o dia para a sua interpelação ao Sr. Ministro do Trabalho. — O Sr. Presidente encerra a sessão, marcando a seguinte com a respectiva ordem.

Abertura da sessão às 14 horas e 00 minutos.

Presentes a- chamada 69 Srs. Deputados.

São os seguintes:

Abílio Correia da Silva Marcai. Alberto Jordão Marques da Costa. Albino Pinto da Fonseca. Albino Vieira da Rocha. Alfredo Ernesto de Sá Cardoso. Alfredo Pinto de Azevedo e Sousa. Álvaro Pereira Guedes. Angelo de Sá Couto da Cunha Sampaio Maia.

António Albino de Carvalho Mourao.

António Albino Marques de Azevedo.

António da Costa Ferreira.

António da Costa Grodinho do Amaral.

António Dias»

António Francisco Pereira.

António Lobo de Aboim Inglês»