O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CAMARÁ DOS DEPUTADO

S IE3 S S A. O DST.0 9 8

EM 17 DE JUNHO DE 1920

Presidência do Ex.mo Sr. Vasco Guedes de Vasconcelos

Secretários os Ex.mos Srs,

Pedro Januário do Vale Sá Pereira Pedro Gois Pita

Sumário.— Com a presença de 30 Srs. Deputados, f as-se a leitura da acta, que é aprovada, quando se verifica a presença de 68 Srs. Deputados, depois do Sr. Eduardo de Sousa usar da palavra.

O Sr. Presidente comunica a renúncia dos membros da Mesa, Srs. Sá Cardoso, Baltasar Teixeira e António Mantas, e lembra que a Câmara se manifeste no eentido dessa renúncia não ser aceita. Usam da palavra os Srs. Brito Camacho, Cunha Liai, Costa Júnior, António Maria da Silva, Mesquita Carvalho, Álvaro de Castro, João Ca-moesas e Sá Cardoso. O Sr. Presidente convida o Sr. Sá Cardoso e restantes membros da Mesa a retomarem os seus lugares.

Procede-se à leitura do expediente, que teve o devido destino.

O Governo está representado pelos Srs. Ministros das finanças (Pina Lopes), da Instrução (Vasco Borges) e da Agricultura (João Luís Ricardo). °

Antes da ordem do dia.— O Sr. Cunha Liai pede a palavra para tratar, em negócio urgente, das contas mencionadas no relatório que acompanha as propostas de finanças. A Câmara reconhece a urgência. O orador usa da palavra, respondendo-lhe o Sr. Ministro das Finanças.

O Sr. Nóbrega Quintal propõe uma alteração ao artigo 23." do Regimento.

O Sr. Malheiro Reimão requere que ss generalize o debate acerca das declarações feitas pelo Sr. Rego Chaves, em aparte ao 'Sr. Ministro das Finanças, sobre depósitos feitos pelo _ Estado em bancos de Lisboa.

É lida na Meia uma carta, do Sr. António G-ranjo, insistindo no pedido de demissão apresentado pela comissão de inquérito ao extinto Ministério de* Abaste.cimtntos.

O Sr. Presidente^ comunica que o Sr. Vaz Guedes não desistiu da renúncia ao seu mandato a Deputado.

Posto à votação o requerimento do Sr. Malheiro Reimão é rejeitado.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira ne Aee-requere a contraprova e invoca o § 2,° do

artigo 116." E novamente rejeitado por 45 contra. 35.

O Sr. Cunha Liai usa da palavra para explicações.

É lida na Mesa a proposta do Sr. Nóbrega Quintal.

Sobre o modo de votar unam da palavra os Srs. Brito Camacho, Nóbrega Quintal e Álvaro de Castro. A proposta é enviada à comissão do Regimento.

O Sr. Malheiro Reimão rnquere que seja marcada para a sessão de amanhã a discussão do decreto n." 6:67í. Aprovado.

O Sr. Alves dos Santos requere a publicação no «Diário do Governo» do ofício enviado pelo Sr. Tavares rFerreira e lido no expediente da sessão de hoje. É aprovado.

Ordem do dia.— Continua em discussdo o orçamento do Ministério do Comércio.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis}, que tinha ficado com a palavra reservada, conclui as suas considerações e manda para a Mesa três propostas de emenda. São lidas e admitidas as duas primeiras e não é aceita a terceira, por envolver aumento de despesa,.

O Sr. Alves dos Santos manda para a Mesa uma proposta.

Volta a usar da palavra o Sr. Manuel José da Silva, que insiste na defesa das propostas que apresentou.

O Sr. Aboim Inglês faz considerações sobre as obras d o Estado, ficando com a palavra reservada.

Na segunda jiarte da ordem do dia usa da palavra o Sr. Mesquita Carvalho.

Antes de se encerrar a sessão.— Usam da palavra os Srs. Pais Rovisco, Sampaio Maia e Brito Camacho, respondendo o Sr. Ministro da Agricultura.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis) pede que seja marcada uma interpelação que anunciou ao Sr. Ministro da Guerra.