O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da Câmara do» Deputados

resolvera pedir a sua demissão, desgostosa pela maneira como têm corrido os trabalhos parlamentares e pelas constantes faltas de número.

Ora eu devo dizer que quando o Sr. Sá Cardoso abandonou o Partido Republicano Português, filiando:se noutro Partido, eu fui o primeiro a declarar que tendo S. Ex.a conseguido para o lugar de Presidente desta Câmara não só os votos do seu Partido mas os de todos, os membros que a compõem, não havia motivos que impedissem S. Ex.a, pelo facto de ter abandonado êsso Partido, de ocupar o lugar para que fora unanimemente eleito. Desde que assim falei, deste lado du Câmara não poderia haver outro procedimento que não estivesse inteiramente de acordo com as palavras que então proferi. Creio que da nossa parte não tem havido para com a Mesa senão a máxima correcção e estima, tanto mais que nela se encontra um nosso correligionário, o Sr. Baltusar Teixeira, que desde as Constituintes tem ocupado o lugar de primeiro secretário com muita proficiência, muito zôlo e muita dedicação. (Apoiados).

Da, Mesa faz parte também o Sr. AD-tónio Mantas que, embora não seja correligionário nosso, não tem recebido da nossa parte senão provas de amizade e consideração.

Não vejo, portanto, motivo justificado para que a Mesa possa abandonar os lugares para que a Câmara os tinha escolhido, o sendo assim desnecessário será desde já significar que nos associamos com todo o empenho à manifestação proposta por V. Ex.a, Sr. Presidente.

Alas há uma afirmação do Sr. Brito Camacho referente não, só à assiduidade dos deputados mas também à perturbação dos trabalhos pela apresentação de requerimentos para a discussão de assuntos fora da ordem do dia.

Não vejo,, e nisto faço minhas as palavras do Sr- Costa Júnior, que seja des-primoroso para a Mesa que um Sr. Deputado, reconhecendo que qualquer assunto é importante, manifeste ó seu desejo de que ele" entre imêdiaiamonte em discussão,.

É certo que a Mesa dirige os trabalhos parlamentares, mas também ó certo que pode haver assuntos a discutir com maior

urgência, o que entre todos pode ser combinado.

São estás as considerações que tenho a fazer, estando certo de que os Srs. Deputados que pediram escusa dos seus lugares na Mesa os retomarão.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Mesquita Carvalho: — Sr. Presidente : pedi a palavra para dizer que os Deputados Independentes, sem desejarem nest« momento apreciar as razões que levaram a Mesa a abandonar o seu lugar, o que pode ser apreciado sob vários aspectos, se associam à proposta de Y. ExA

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Álvaro de Castro: — Sr. Presidente: associo-me à proposta de V. Ex.a, com tanto mais prazer quanto é certo que ao coronel Sr. Sá Cardoso me ligam laços muito especiais que a Câmara conhece.

Temos pela personalidade de S. Ex.a a maior estima e consideração, dando-se o caso de S. Ex.a ter desempenhado o seu papel do Presidente desta casa do Parlamento com um alto espírito do absoluta imparcialidade, por todos nós reconhecido.

Estou convencido de que as démarclies da Mesa, segundo a proposta de V. Ex.a, para que o Sr. Sá Cardoso e os restantes, membros da Mesa sejam convidados a retomar os seus lugares, calarão no espírito de S. Ex.a e serão, portanto, coroadas do melhor êxito.

Não deixarei, porém, de dizer que é bastante lamentável o incidente que deu causa a que a Mesa abandonasse os seus trabalhos, e estou esperançado em que de hoje para o futuro serão menos frequentes os casos como este que levou a Presidência a semelhante resolução.

O orador não reviu.