O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DEPUTADOS

lsT.° 135

EM 18 DE OUTUBRO DE 1920

Presidência do Ex.mo Sr, Abílio Co .Teia da Silva Marcai

Secretários os Ex,mog Srs.

fiaUasar de Almeida Teixeira António Mirquss das Nevas Mantas

Sumário. -7- Abre a sessão com a presença de •iõ Srs. Deputados.

K lida a acta, que se aprova, quando adiante se verifica haver número regimental.

É lido o expediente.

Antes da ordem do dia.— O Sr. Conta Júnior trata das alterações que no seu entender foram feita* numa lei da salubridade de Lisboa e do uso que o Governo fez das autorizações t/ue lhe f oram concedidas. Respondem os Srs. Previdente do Ministério (António Granjo) e Ministro da Guerra (Helder Ribeiro).

O Sr. Sá Pereira chama a atenção do Governo para a atitude que num artigo de O Século se atribui ao Sr. Visconde de Alie, Ministro de Portugal no* Estados Unidos. Responde o Sr. Ministro dos Estrangeiros (Melo Barreto).

O Sr. João Camoesas trata da necessidade de se d/xcutir um projecto referente aos trabalhos parlamentares.

São concedidas licenças pedidas por diversos Srs. Debutados.

São admitidas proposições de lei já publicadas no Diário do Governo.

E aprovado um voto de sentimento pela morte •do Sr. Desidério fíeca, associando-se oradores de todos os lados da Câmara e, por parte do Governo, o Sr. Presidente do Ministério (António Gran-

»•

O Sr. Afonso de Macedo propõe, e é aprovado,

que se lance na acta um voto ds sentimento pela morte do general Sr. Matos Cordeiro.

O Sr. João Camoesas requere, e é aprovado, que na seesfto seguinte, antes da ordem, do dia, se discuta o parecer referente ao projecto que regulamenta o funcionamento das duas Câmaras.

Com autorização da Câmara, o Sr. Costa Júnior trata do decreto referente à importação de nçúcar da província de Moçambique. Respondem os Srs. Presidente do Ministério e Ministro da Agricultura.

Em seguiria o mesmo Sr. Presidente do Ministério expõe largamente a acção ministerial no interregno parlamentar, especificando os f actos mais importantes: modificação ministerial, viagens dos Srs. Ministros dos Estrangeiros e Finanças, questão das subsistência» e greve ferrr,-viária.

O Sr. Ministro dcs Estrangeiros (Melo Barreto} manda para a Mesa o protocolo da conferência de Spa, e faz diversas considerações referentes à situação internacional do Paia.

E introduzido na sala e toma assento o Sr. Aires Lopes.

O Sr. Cunha 'Liai requere, e é aprovado, que se abra uma inscrição especial sobre as declarações do CJ/efe'do Governo.

Continuando o assunto, usam da palavra os Srs.Júlio Martins, Presidente do Ministério, Ministro d'/s Estrangeiros e Dias da Silva, que fica com a palavra reservada.

Antes de se encerrar a sessão.— Usam da palavra os Srs. António Francisco Pereira, Presidente do Ministério e Costa Júnior, respondendo a este, xôbrc o incidente ocorrido com a Guarda Republicana na Marinha Grande, o Sr. Ministro do Interior (Alves PcdrosaJ.

Encerra-se a sessão marcando-se a imediata para o dia seguinte.

Abertura da sessão às 14 horas e 30 minutos.

Presentes à chamada 70 Srs. Depu-

São os seguinte*: Abílio Corroía da Silva Marcai.

Alberto Ferreira VidaL

Alberto Jordão Marques da Costa,,