O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DA CAMARÁ DOS DEPUTADOS

SIESS.Ã.O IsT.°

(EXTRAORDINÁRIA)

EM II DE NOVEMBRO DE 1920

151

Presidência do Ex.

Secretários os Ex.mos Srs,

Sr. Luís Augusto Pinto de Mesquita Carvalho

Baltasar de Almeida Teixeira António Marques das Neves Mantas

Sumário. — Abre a sessão com a presença de 30 Xrs. l)eputados.

Ê lida a acta, e dá-se conta do expediente.

Com a presença de 4.0 Srs. Deputados entra-se na parte da sessão de :

Antes da ordem do dia. — O Sr. Ladislau Batalha intei-roya a Mesa sobre o destino dum projecto de lei de sua autoria. — É introduzido na sala, a tomar as-ento, u Sr. Deputado eleito Júlio Gomes dos Santos. O Sr. Plínio Si/va comemora o segundo aniversário da assinatura do armistício da Grande Guerra. — A requerimento do Sr. João Camoesas entra em discussão, e é aprovado, o parecer n." 53't, concedendo oito peça « de artilharia para serem colocadas em volta do monum nto aos mortos da mexma guerra, que se projecta erigir na cidade de Portalagre. — O Sr. Alberto .lordã.o manda para a Mesa um parecer da conissão de finança*, referente à organização dos serviços dos Ministérios, requerendo que ele seja discutido na sessão imediata ante* da ordem do dia. — O Sr. Mariano Martins requere, e é aprovado,

Com número regimental é aprovada a acta e são admitidas diversas proposições de lei.

O Sr. Presidente propõe que, celebrando o segundo aniversariada assinatura dn armistício, se lance na acta uni voto de saudação aos paise* aliados, e que em lextrmunlio de sentimento pda memória dos que foram vitimas da conflagração europeia, a Câmara se conserve em absoluto e profundo silêncio durante um minuto. É provada a proposta presidencial. — O Sr. Presidente do Ministério (António G-ranjo) anuncia que apresentará uma proposta de lei, autorizando a trasladação, para o Panteão Nacional, dos cadáveres de dois soldados anónimos que deram a sua vida em sacrifício da democracia* da civilieagão, do direito e da juatiça, um na Flandres e outro na África. A proposta G,8Qoeíarcim°se repreeenèantes ds todas as

2mrcialidades políticas. — O Kr. Presidente do Ministério apresenta a proposta de lei que anunciara, requerendo para ela urgência e dispensa do h'e

Nos termos da proposta do Sr Presidente da Câmara, a asseitiblea^ em silêncio e de pé, conservou-se em absoluto e profundo silêncio durante um minuto.

Ordem do dia. — Contínua a discussão sfikre os contratou da aquisição, de trigo» e carvão. Termina, o debate, faz».ndo-se votação das moções.

Continua a discutir-xe o orçamento do Ministério do Comércio. U*a da palavra o Sr. António Maria da Silva, que fica com ela reservada.

Antes de se encerrar a sessão.— O Sr.

Alberto Cruz troca explicações com o Sr. Presidente do Ministério acên-.a da falta de milho e-ascite.— O Sr. Franci co Cmz inata pela apresentação do parecer tôbre a eleição de Beja.

Encerra-se a sessão, marcando-se a imtdiata pa.ra o dia seguinte.

Documentos mandados para a Ilesa durante a sessão. — Pareceres,

Abertura da sessão às 14 horas e 40 minutos.

Presentes 66 Srs. Deputados.

S$o os seguintes:

Afonso de Macedo.