O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O Sr,. J,oão Camoesas:—Eequeiro para enírar em. .discussão, depois de votada a :pr-0pjQSta do Sr. Plínio Silva, o parecer n.° 533, que autoriza o Arsenal .do Exército A dispensar as peças-de ferro neces-.sásrias para a moldagem dum monumento aos .mortos da -Grande Guerra na cidade de .Portalegre.

Aproveito a-Q.easião de^cstar no AIÍSO da .palavra.para .declarar, em .nome do .Partido .Republicai]o .Português, que nos .6 .sumamente .gjato aderir à -manifestação áe &eiitimento proposta .pelo Sr. Plínio Sihia.

Do facto, .a data de 11 de Novembro de 1918, embora estejamas tam próximos dos acontecimentos que a.não possamos encarar-em .toda a.-sua amplitude, é, in-. eontestávelmente, unia das .mais extraor-.dinárias datas da história da Humanidade inteira.

A nas, portugueses, que para essa guerra do inundo contribuímos também ••com a nossa parte de dor e de esforço, £S«a data não pode passar despercebida. Por isso nas associamos .gostosamente á manifestação que acaba de ser proposta.

O Sr. Piiesidcate ;•—-Estão, presentes 61 Sus. Deputados.

Devia discutir-se antes da ordem do dia uma proposta, de lei apresentada .pelo Sr. Miois-tro das Finanças.; como S, Ex.a não está, po.i:Sm, presente, tal discussão não -se pode iniciar.

Nestas condições eu vou -submeter à apreciação da Câmara o requerimento -do .Sj;. João Camoesas.

iÉ aprovado.

Jjê-se e entra em discussão o seguinte':

Earecf r .n." 583

Senhovvs JDvptitados.—A vo&sa comie-•são de guerra, a quem foi presente o projecto de lei n.° 433-B, tendo em atenção o fim altamente patriótico a que :st? destinam as peças de ferro, e ainda ao facto •de estas não terem presentemente aplicação no exército, é de parecer que merece a vossa aprovação.

Sala das ses-eões da comissão de.guerra, 20 de Julho de 1920.—João Pereira JBastos-—Tomás dv Sousa Mosa—João E. Águas — Júlio Cruz—Américo Olavo— Viriato- Gomes da Jfonseca—Albino Pinto da Fonseca, relator.

Diário da Carneira dos Deputados

Senhores Deputadm.—.A iniciativa do Grémio Planetário, de Portalegre, no sentido de prepetuar a memória dos bravos soldados portugueses, que .na Grande Guerra deram .a vida em holocausto, .não só da Pátria, conio.de tpda.a humanidade, é tam louvável o iam digna de,incentivo, que a vossa comissão-de finanças.não pode deixar1 de .aconselhar-v os a aprovarão do projecto de lei n.° 433-B, que, se traduz uma .pequena desposa .para o Estado^ se .transformará .para .os vindouros .numa li-,ção eloquente do história e num ducnmen-to vívido « artístico .da .heroicidade nunca desmentida do povo português. • jji também de .notar que o encargo que resulta.da transformação em lei deste projecto não vai além do preço do metal e da despesa da fundição, porque, como fica estabelecido no artigo 1.°, todos os outros dispêndios .serão feitos p.elo Grómio promotor do monumento.

Sala das .sessões da comissão de finanças, 29 de Julho de 1920.— António Maria da Silva — Marcos -Leitão — Joaquim Brandão—João de Orneias da Silva — J. M, Nunes Loureiro — Jaime de Sousa— Afon&o de Melo — Mariano 'Martins, relator.

Proposta de lei n ° 433 - B

Artigo 1.° É o Governo autorizado a ceder do Arsenal do Exército oito poças de artilharia, de ferro e do-mesmo modelo, para serem colocadas cm volta do monumento aos mortos na Grande Guerra, em França e em .África, que a associação Grémio Planetária, de Portalegre, vai efi-.gir naquela cidade, ficando os transportes .a cargo desta associação.

Art. 2-.° Fica .revogada a legislação em contrário.

.Palácio do Congre&so da República, em 6 de Maio do 1920.— António Xavier Correia Barreto^- J.osé Mendes dos Reis— JLuís Inocência Ramos Pereira.

Trojccto de Ifii n.° 860