O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DOS DEPUTADOS

STP CS CS A /*""'* J±l fc> fe»-£L QJ

EM 4 DE ABRIL DE 1921

Presidência do Ei,mo EL AMlio Correia da Silva Marcai

moa

Sumário.—'Procede-se à chamada. E liia a neta, que se aprova sem discussão quando se verifica haver número regimental e dá-se conta do ex-peliente. Com a-presença de 42 -SV-t. Deputados f?/?íra-.se na parte da, sessão.

Antes da ordem do dia. — O Sr. Leote do Rego propõe, e é aprovado, quando há número regimental, que se lance na acta um voto de cont/ra-tulação pelo êxito do raid Lisboa-Madeira. — O Sr. Homem Cristo lê um papel, que diz ter sido escrito por um funcionário da policia de Lisboa, ti trata de uma certidão que publicou no seu periódico O dii Aveiro, referente ao oficial do exército Sr. Literato Pinto. Responde o Sr. JUinixtro do Comércio (António Fonseca).— O Sr. Ministro da Guerra (Álvaro de Castro) manda para a Mesa uma proposta de lei de abertura de crédito, e pede que na sewào sejuinte se discuta o parecei- referente à situação dos soldados milicianos. — O Sr. Pais Rovisco declara que oportunamente requererá que se t/eneralize o debate nobre aã declarações do Sr. Home-i Cristo.— O Sr. Ministro da-s Finanças (António Mar i a da Silva) apresenta diversas propoxt is de lei, requerendo urijência para alyumas e unjència e dispensa de Kegimenio para outra, reqiieri-nenlox que são aprovados.

São admitidas diversas pró posições de lei, já publicadas no «Diário do Governo».

Entra em discussão a proposta de lei de abertura de crédito extraordinário para ocorrer à>-despesas co'K av cerimónias do funeral dos Soldado < Desconhecidos. É aprovada sem discussão f com dispensa de última redacção.

O Sr. António Mantas apresenta e justifica dois projectos de lei, para que pede urgência e dispensa de Regimento. Os projectos de lei são aprovado» se//? discussUo, sendo as nuas últimas redacções dispensadas. Tro^am-se explicações sobre um requerimento do Sr. Pais Roaisco.

Usa da palava o Sr. Presidente do Ministério (Bernardino Machado) em referência ao discurso do Sr. Homem Cristo. O Sr. Pais Rovisco requere que se generalize o debate sobre o inquérito àyuar-

da republicana, nos termos em que se lhe referiu o Sr. Homem Cristo. Usam da palavra zôbre o modo de votar os firs. António Granjo, Vitorino Guimarães e Sá Cardoso. O Sr. Pais liovisco desiste do seu requerimento, mas requere que lhe seja concedida a palavra para em negócio urgente tratar de uma escritura em que outorgou a esposa do oficial do exército Liberato Pinto. O requerimento é rejeitado, depois de usarem da palavra sobre <_ seguinte.='seguinte.' de='de' marcando-se='marcando-se' número='número' srs.='srs.' extèvâo='extèvâo' número.='número.' verifica-se='verifica-se' orlando='orlando' sessão='sessão' modo='modo' como='como' marcai='marcai' rés-pondem='rés-pondem' imediata='imediata' chamada='chamada' em='em' vi-íorino='vi-íorino' granjo='granjo' borgkê='borgkê' tíepeti='tíepeti' vasco='vasco' que='que' guimarães='guimarães' novamente='novamente' sá='sá' encerra-se='encerra-se' se='se' para='para' não='não' verifique='verifique' _64='_64' mas='mas' pi-mentel='pi-mentel' à='à' procede-se='procede-se' a='a' os='os' e='e' ndo-='ndo-' josé='josé' antónio='antónio' haver='haver' deputado='deputado' o='o' p='p' contraprova='contraprova' almeida='almeida' votação='votação' r.='r.' dia='dia' cardoso='cardoso' votar='votar'>

Documentos mandados para a Mesa durante a sessão. — Propostas de lei.—Parecer.— líequerimentos.

Abertura da sessão às li horas e 00 minutos.

Presentes à segunda chamada, 64 Srs. Deputados.

São os seguintes:

Abílio Correia da Silva Marcai. Acácio António Camacho Lopes Car-