O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10

Diário da Câmara dos Deputados

Tenho a certeza de que pelo espírito de S. Ex.a não podia ter passado a mais ' leve suspeita de qualquer menos boa intenção de minha parte, não lhe prestando a homenagem devida.

Tenho sempre presente a maneira como V. Ex.a dirigiu os trabalhos da Câmara, e tenho a certeza de que S. Ex.a me fará a justiça de acreditar que só, realmente, a perturbação de momento me fez cometer um lapso., o que lamento extraordinariamente.

Aproveito a ocasião para agradecer a todos quantos falaram em nome dos seus. partidos as palavras amáveis que me dirigiram, garantindo a todos que essas, mesmas palavras serão incitamento para prosseguir na senda da máxima imparcialidade na direcção dos trabalhos parlamentares.

O Sr. Domingos Pereira: — Sr. Presidente: começo por dirigir a V. Ex.a as minhas' saudações mais enternecidas no momento em que V. Ex.a é elevado à cadeira da presidência da Câmara.

Sabe V. Ex.a que em todas às situações em que possa fazer justiça ao seu alto mérito tenho o maior prazer em íazê-lo; e prestando essa justiça, presto simultaneamente a homenagem devida a V. Ex.a Agradeço a V. Ex.a as palavras que me dirigiu.

Se no exercício da alta função de Presidente da Câmara dos Deputados, alguma cousa, pratiquei que poderia merecer elogio dos seus membros, a maneira como procedi íoi pautada pela maneira como procederam os meus antecessores-

V. Ex.a foi um dos meus antecessores, cuja lição e exemplo procurei seguir para me desempenhar cabalmente da alta e honrosa missão da presidência da Câmara dos Deputados.

É portanto a V. Ex.a que tenho de dirigir as homenagens.

V. Ex.a será um Presidente digno de estima e consideração de todos os lados da Câmara.

Demonstrou-o praticamente no lugar que ocupou; e que hoje pelo direito da idade vai novamente ocupar.

tSe o eleito fosse o Sr. João Luís Ricardo, estou certo de que S. Ex.a seria da

mesma maneira o Presidente imparcial, justo, respeitador, não esquecendo que S. Ex.a foi o republicano que à República deu sempre o melhor do seu esforço, inteligência, dedicação e boa vontade de servir o País.

Isto significa, Sr. Presideme, que quem quer que seja elevado a esse alto cargo não pode ter, e não tem com certeza, outra preocupação do que a de ser justo e imparcial.

Foi essa a minha preocupação predominante, e se eu fizer uma rápida análise da minha passagem por essa cadeira, asseguro a V. Ex.a e à Câmara que, não me reconhecendo isento de defeitos, a minha consciência acusa-me de muitas vezes, mais do que as que desejaria, ter cometido erros que a todo o transe procurei remediar.

Se eu tivesse, porém, a honra de ocupar neste momento a Presidência da Câmara, o juramento que eu faria seria o de que os erros passados não me 'sairiam da memória, para os não repetir ja.mais.

Sr. Presidente: é esta a homenagem que eu presto à Câmara, em resposta aos elogios que de todos os lados desta casa do Parlamento me foram dirigidos.

Enternecidamente agradeço as palavras lisongeiras e carinhosas que a Câmara me endereçou e faço a afirinaçíío, mais uma vez, de que erros que pratiquei no exercício desse cargo foram determinados pela falibilidade que é natural nos homens; mas justamente desses erros praticados tirei o incitamento para ser o mais perfeito possível. Tenho dito.

Vozes: — Muito bem. O orador não reviu.

O Sr. Presidente: — Não está mais ninguém inscrito.

Vão ler-se as actas das últimas sessões.

Foram lidas na Mesa e aprovadas sem discussão.

O Sr. Presidente:—A p:?óxima sessão é no dia 4, às 14 horas.

Ordem do dia: eleição de comissões. Está encerrada a sessão. Eram 17 horas e 40 minutos.