O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 2 de Dezembro de 1922

é devido a um velho e ilustre republicano.

Tenho dito.

Vozes: — Muito bem. O orador não reviu.

- O Sr. Lino Neto:—Sr. Presidente: pedi a palavra para me associar às homenagens prestadas ao antigo Presidente desta Câmara, Sr. Domingos Pereira que afirmou sempre naquele lagar qualidades excepcionais, pelo que nos deixa justos motivos de saudade e reconhecimento,.e bem assim para saudar o nosso Presidente eleito o Sr. Sá Cardoso.

A minoria católica, pois, associa-se de muito bom grado às homenagens prestadas ao Sr. Sá Cardoso, garantindo-lhe o-seu mais leal apoio para o bom desempenho do alto cargo para que foi eleito, qual seja a presidência da primeira assemblea política do país.

Tenho dito.

O orador não revia.

Vozes: — Muito bem.

O Sr. Fernando Freiria: — Sr. Presidente: os Deputados independentes que têm assento nesta casa do Parlamento incumbiram-me da. agradável missão de saudar V. Ex.a, pela sua eleição para o cargo da Presidência.

Faço-o com tanto mais prazer quanto é certo que V. Ex.a sabe os indissolúveis laços de amizade, gratidão e respeito que nos ligam, laços que provêm das horas amarguradas que passámos juntos nos' campos de batalha, procurando levantar o nome da Pátria.

Os Deputados independentes reconhecem em V. Ex.a uma tal integridade de carácter e uma fé republicana, nunca dês* mentida através de todos os tempos, que para eles, são a garantia mais que suficiente de que V. Ex.a usará sempre de toda a imparcialidade, emquanto ocupar esse alto cargo.

Feitas, pois, as homenagens em nome do grupo independente, permita-me V. Ex".a que, à semelhança do que fizeram todos os ilustres Deputados que me antecederam no uso da palavra, me associo Com todo o respeito e consideração,. às saudações qu© íoram feitas ao Sr. Dr. Domin-

gos Pereira, que, na sessão finda, ocupou com tanta honra, a cadeira em que V. Ex.* hoje se senta.

Terminando as minhas considerações, desejo exprimir os mais ardentes votos de que V. Ex.a encontre nesse lugar todas as facilidades, as quais, da parte dos Deputados independentes, serão as máximas.

Tenho dito.

O Sr. João Luís Ricardo: — Sr. Presi" dente: etn primeiro lugar, quero agrade" cer a V. Ex.a as palavras elogiosas com que quis referir-se à minha pessoa.

Sinto-me, pessoalmente, feliz, por não ter sido eleito para o cargo de Presidente desta Câmara, lugar extraordinariamente espinhoso — principalmente para mim que não possuo os requisitos necessários para bem o desempenhar — e sobretudo espinhoso nesta hora, quando teria de ir substituir um velho republicano, um verdadeiro patriota, um nosso correligionário, como o Sr. Dr. Domingos Pereira, a quem este lado da Câmara presta as suas maiores homenagens.

Apoiados..

Sinto-me feliz, no emtanto, por ver nesse lugar um velho republicano que, pelas suas qualidades de carácter, dá garantias de imparcialidade, tendo sido eu candidato apenas por disciplina partidária.

Aos ilustres Deputados que a mim se referiram, agradeço as palavras amáveis que me dirigiram, justas quanto à minha velha fé republicana e à minha dedicação pela Kepública e injustas quanto à minha competência.

Ndo apoiados.

Tenho dit04

O orador não reviu.

O Sr. Presidente : — Pedia licença ao Sr. Dr. Domingos Pereira para que me deixasse proferir algumas palavras antes de S. Ex.a usar da palavra; - Estava longe de supor vir ocupar este lugar.

Uma natural perturbação e- comoção, ao sef eleito para á Presidência desta Câmara, fez com que não prestasse a homenagem devida, por todos os respeitos^ ao tír. Dr. Domingos Pereira, quando era essa a minha intenção.