O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 2 de ííezemoro de ÍÚ2Ê

SESSA.O

EM 2 DE DEZEMBRO DE 1922

Presidência do Ex.mo Si. Alfredo Ernesto de Sá Cardoso

Secretários os Ex.mos Srs,

Sumário. — Assumindo a Presidência e convidando os secretários eleitos a ocuparem os seus lugares, o Sr. Sá Cardoso agradece a sua eleição.

Usam da palavra para saudar o Sr. Presidente os Sra. Carvalho da Silva, Álvaro de Castro, Ginestal Machado, José Domingues dos Santos, Lino Neto, Fernando Freiria e João Luís Ricardo.

O Sr. Presidente aqradece a manifestação da Câmara e saúda o Sr. Domingos Pereira, seu an-

O Sr. Domingos Pereira saúda o Sr. Presidente e agradece, por seu turno, as saudações de que foi alvo.

O Sr. Presidente encerra a sessão, marcando a imediata com a respectiva ordem do dia.

O Sr. Presidente:—"Convido os Srs. Secretários eleitos a ocuparem os seus lugares.

S. Ex.™ ocupam os seus lugares,

O Sr. Presidente : — Meus senhores: pela terceira vez a Câmara me confere a honra de me conduzir até a sua Presidência.

É motivo de orgulho natural para mim esta distinção que reputo imerecida, mas esse orgulho vem naturalmente de eu supor que, tendo desempenhado por duas vezes este cargo, o fiz por forma a conquistar a simpatia e a amizade de todos os meus colegas nesta Câmara.

Apoiados.

A situação especial, neste momento, para mim, deriva de eu ter sido eleito numa votação que ficou empatada.

Devo à minha idade, pelo Regimento, o ter obtido a preferência sobre o ilustre Deputado, Sr. João Luís Ricardo, a quem deste lugar presto as minhas melhores homenagens (Apoiados), lamentando que

Baltasar de Almeida Teixeira João de Orneias da Silva

não seja mais velho do que eu, e que os azares da sorte fizessem com que não viesse a ocupar a Presidência dá Câmaía que certamente desempenharia com mais brilho.

Não se tendo apresentado ainda o Governo nesta Câmara, e absolutamente convencido de que esta eleição não pode ter um carácter político (Apoiados), eu aceito à indicação que a Câmara fez.

A V. Ex.as agradeço a distinçãcT que me conferiram e, assumindo a Presidência, eu tenho de apelar para o meu passado para dar a todos, sem excepção, a garantia de que procederei sempre por forma a conservar a máxima imparcialidade e lealdade para com todos os lados da Câmara, sem distinção de espécie alguma. ;

A Câmara durante a sessão legislativa finda —creio que não é só opinião minha, mas de todo o País— produziu um trabalho excepcional, como, do resto, excepcional é a situação quê se atravessa.

Esta situação exige mais-alguma cousa do que a união de todos os republicanos; exige a comunhão de esforços de todos os portugueses e estou certo de que a Câmara me auxiliará a dirigir os trabalhos por forma que a actual sessão legislativa não desmereça do valor que conquistou a passada.

Agradeço a V. Ex.as e fico aqui como um guarda fiel do Regimento, e, sobretudo, das oposições menos numerosas que podem contar em absoluto com o Presidente da Câmara na defesa dos seus direitos.

Muito agradecido a V; Ex.as