O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

Homens destes honram a Pátria.

A Pátria deve chorá-los como chora esses heróis que morreram no campo da batalha.

Os Senadores reconstituintes, Sr. Presidente, acompanham a Pátria nas suas lágrimas, vertem também lágrimas de dor em homenagem a osso grande cidadão que foi Alexandre Braga.

Tenho dito»

O orador nãç reviu.

O Sr. Celestino de Almeida: — Sr. Presidente : em nome dos Senadores liberais associo-mo comovido à homenagem, que V. Ex.a propõe à memória do Alexandre Braga.

Sr. Presidente: todos sabem quem foi e quem era Alexandre Braga; sabe-o o o País inteiro, sabem-no os republicanos, sabem-no todos os portugueses, mesmo aqueles que não oram ou que ainda, porventura, não sejam republicanos, pois que, Sr. Presidente, a acção do Alexandre Braga ern prol da República vem de bem longo, vem desde rapaz, quando Gle cursando os primeiros anos om Coimbra já então se apresentava rcdigiudo um jornal, ao qual deu o nome simbólico de República. Já então 6lc se apresentava um esforçado combatente da República, que foi durante a sua mocidade e na sua virilidade um dos mais denodados o combativos propagandistas do ideal rupublicano.

Os; sorvicos do Alexandre Braga à causa republicana, quer pela palavra em quo foi um dos mais primorosos c activos combatentes, quer pela sua dedicação tanto em rapaz como em homem, são absolutamente conhecidos e podem servir de exemplo aos mais oxtrénuos o dedicados defensores da República-.

Juntava a tudo isto, Alexandre Braga, qualidades absolutamente excepcionais como orador, quer como convincente, quer ainda como burilador da palavra, pois quo Alexandre Braga em todas as suas orações ao mesmo tempo quo ora impetuoso tinha uma profusão da frases como se fosso o mais sereno académico.

São estas as qualidades quo sobressaem entre outras na vida de Alexandre Braga. E os republicanos mais do que ninguém devem admirar o esforço desse homem, visto que muito contribuiu para a causa da República.

Assim, o Partido Liberal se associa comovidamente a essa homenagem.

O Sr. Dias Andrade: — Associo-me ao voto de sentimento proposto pelo falecimento do grande tribuno Alexandre Braga.

O Sr.. Afonso de Lemos:—No primeiro congresso republicano, após a implantação do regime, sogui eu a doutrina de quo deviam organizar-se os partidos, porque não era da sua existôncia quo advinha mal para a República, mas antes da forma por quo se comportassem uns para com os outros, opiniãe esta contrariada pelos de facção democrática.

Coerente, pois, com esta minha opinião, junto às minhas demonstrações do condolência as manifestadas pelo leader do meu partido, Sr. Celestino de Almeida os meus sentidos pêsames ao Partido Democrático pela perda do seu correligionário Dr. Alexandre Braga.

O Sr. Oliveira e Castro: — Por parto dos Senadores independentes, associo-me ao voto de sentimento proposto.

De tradições na família, a suacloqiiôn-cia vibrante o sugestiva deu-lhe verdadeiro renome, prestando também grandes serviços à República.

O Sr. Pais Gomes: — Em meu nom o pessoal associo-me às homenagens prestadas à memória de Alexandre Braga, em nome daquele sentimento forte que nos ligava nos tempos de condiscípulo na Universidade do Coimbra, em quo já Alexandre Braga lutava esforçadamente contra a monarquia,

Elo, muitas vezes, ia aos exemplos para fazer íi sua propaganda, e, assim, num momento de desalento nas hostes repu-bli^anas, Alexandre Braga propôs ao seu grupo: