O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

confissão religiosa. Teófilo Bi-aga não ibi um ateu ; foi um. livre-pensadur.

Foi sobretudo um comtista. um propagador dí.s doutrinas de Conite. Foi cem ele que em Portugal apareceu essa plêiade de homens, que tornaram possível a República.

Teófilo Braga lamentava que es homens não tivessem a consciência dos seus direitos e deveres e que depois do implantada a República mais de uma vê?, tivessem falido nas suas afirmações, feitas no tempo da propaganda.

E justamente sob este aspecto que Te')-filo Braga., que era do uma grande tii'-meza de carácter, não podia perdorr fios que tinham faltado ao que prometeram.

Mas tudo será corrigido, e esta .República que è aquela que eu sor.hei, o q t e é aquela que sonhou Teófilo Bragu, castamente poderá ir melhorando pelos esforços dos homens de hoje c das gerações futuras.

A sua vida foi um exemplo de trabalho e de honestidade, de firmeza de principias c de carácter, e sem homens de carácter não há regime que valha, nãc há sistema que frutifique, não há ideal q .10 produza,

Diise.

O orador não reviu.

Vozes: — Muito bem.

O Sr. Augusto de Vasconcelos: — Associo-me em meu nome e no dos Srs. Senadores dOste lado da Câmara ao veto d u sentimento quo foi proposto pelo falecimento do D:.1. Teófilo Braga.

Corn ele desaparece uma dab mais altas. figuras da nossa nacionalidade.

Escritor dos mais notáveis, se r sua obra, sob o aspecto crítico, poie merecer reparos, ela é das mais notáveis pela encr-rne vastidão de material de estudo que contém.

Propagandista tenaz, prestcu os mais altos serviços à causa da República euaa-teve sempre; através da sua lavga vida, a mesma linha nas suas convicç.õ??.

Inacessível ao sentimentalisiro e àt. paixões vulgares dos homens, haA ia uma só paixão que o dominava: a dí, sua Pátria.

Patriota como os que o sabem ser;, elevou o culto da nacionalidade t.o máximo de intersidr.de.

A grande admiração que tinha por Ca-inões, cuja obra estudou sob todos os aspectos, não era senão o reflexo desse amor pela Pátria que havia na sua alma..

Desapareceu um dos últimos representantes duma geração que comparando-a com as seguintes se nos afigura de gigantes.

Desapareceu um homem de carácter rígido e de convicções firmes; desapareceu um grande trabalhador da nossa terra; por todas estas razões eu mo inclino res-peítosí.mcníe perante o seu cadáver.

O Sr. Mendes dos Reis: — Sr. Presidente: orn nome dos Senadores independentes agrupados associo-me ao voto de sentimento proposto por V. Ex.a

Não me atreverei a tomar sobre mim a Lonrosa, mas dificílima rçsponsabilidade, de analisar a obra monumental do sábio eminente, escritor ilustro e devotado republicano, cuja morte todos pranteamos. Outros o têm feito e outros o farão ainda com o devido brilho e competência condigna.

Desejo, Sr. Presidente, salientar quo todos, desde o seu mais dedicado amigo, que via em Teófilo Braga .o mestre respeitado, até o seu mais irraconciliável inimigo, que não lho perdoava o combate implacável às suas crenças mais queridas, todos, absolutamente todos, se curvam liojo reverentes perante o seu extraordinário talento e prodigiosa mentalidade. Faços votos, Sr. Presidente, para que a vida de incansável trabalho, de fé. de te nacidada e humilde modéstia quo foi a do Teófilo Braga, sirva de exemplo numa época em que a preguiça, a descrença e a vaidade avassalam a nossa sociedade.

Tenho dito.

O Sr. Dias de Andrade: — Sr. Presidente: com as reservas que lho impõe os princípios que professa, a minoria católica associa-se internecidamente ao voto de sentimento proposto por V. Ex.a pelo falecimento de Teófilo Braga, primeiro Presidente da República Portuguesa.

Não ó esta a hora, Sr. Presidente, não é ainda iempo do apreciar com serenidade o desapaixonadamente o homem que acaba do cair e a sua grande obra de trabalho e estudo.