O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSÃO IsT.° 18

EM 17 DE FEVEREIRO DE 1925

Presidência do Ex.mo Sr. António Xavier Correia Barreto (Luís Inocênclo Ramos Pereira

Secretários os Ex.mo> Srs,

í António Gomes de Sonsa Varela

Sumário.— Verificando-se a presença de 28 Srs. Senadores, procedeu-se á leitura da acta e deu-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia, o 8r. Júlio Ribeiro protesta contra o assalto às instalações do jornal «O Comércio» que se publica em Lourenço Marques.

Ordem do dia.— Verifica-se o sorteio dos membros do Senado que hão-de continuar no desempenho da sua função em conformidade com o § 1." do artigo 24." da Constituição.

Foram aprovados, sem discustão, os projectos n."' 648, 798 e 800, tratando, respectivamente: de regular a admissão a lugares públicos, de engenheiros agrónomos; interpretando a alínea a) do § 1° do artigo 5." da lei n.° 1:662, acerca das rendas vencidas e ainda não depositadas; e reintegrando no seu antigo posto, ou ainda reformando-o na patente de capitão tenente, o antigo capelão Sr. José Duarte de Araújo.

Por não estar presente o Sr. Ministro do Comércio foi retirado da discussão o prnjecto n." 7:52/, preferência nas nomeações, aos indivíduos que já tenham prestado serviço ao Estado como contratados.

Encerra-se a sessão.

Abertura da sessão às lô horas e 15 minuto».

Presentes à chamada 26 Srs. Senadores.

Entraram durante a sessão 23 Srs. Senadores.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Álvaro António Bulhão Pato. António da Costa Godinho do Amaral. António Gomes de Sousa Varela.

António Maria da Silva Barreto. António de Medeiros Franco. António Xavier Correia Barreto. Artur Augusto da Costa. Artur Octávio do Eêgo Chagas. César Procópio de Freitas. Duarte Clodomir Patten de Sá Viana. Ernesto Júlio Navarro. Francisco António de Paula. Francisco José Pereira. Francisco Vicente.Eamos. João Manuel Pessanha Vaz das Neves. • Joaquim Pereira Gil de Matos.

Joaquim Xavier de Figueiredo Oriol Pena.

José António da Costa Júnior. José Duarte Dias de Andrade. José Joaquim Fernandes Pontes. José Machado Serpa. Júlio Augusto Kibeiro da Silva. Luís Augusto de Aragão e Brito. Luís Inocêncio Kamos Pereira. Pedro Virgolino Ferraz Chaves. Vasco Gonçalves Marques.

Srs. Senadores que entraram durante a sessão:

Afonso Henriquès do Prado Castro e Lemos.

Alfredo Narciso Marcai Martins Portugal.

Aprígio Augusto de Serra e Moura.

Augusto Casimiro Alves Monteiro.