O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

DIÁRIO

SESSÃO 3ST.0

EM 3 DE JUNHO DE 1925

Presidência do Ex.mo SP. António Xavier Correia Barreto

Luis Inocêncio Ramos Pereira

Secretários os Ex,mos Srs.

António Gomes de Sonsa Varela

Sumário.—Abriu a sessão com a presença de 29 Srs. Senadores. Leu-se a acta, que foi aprovada, e deu-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia. — O Sr. Oriol Pena presta homenagem ao Sr. Ferreira do Amaral', propondo que se exare -na acta um voto pelas suas melhoras. Associam-se todos os lados da Câmara, bem como o Sr. Ministro do Interior (Vi-torino Godinho).

O Sr. Ribeiro de Melo estranha que ainda não tivesse sido feita a apresentação do Sr. Minirtro da Guerra, Responde o Sr. Ministro do Interior. Sobre o assunto f alam os Srs. D. Tomás de Vi-" Vilhena, Alfredo Portugal, Procópio de Freitas, e Presidente do Ministério f Vi torino Guimarães}, que fas a apresentação do Sr. Ministro da Gutr-ra (Mimoso Guerra}, que acaba de entrar na sala.

Saúdam o novo Ministro os Srs. Catanho de Meneses, Afonso de Lemos, Mende* dos Reis, Pró-có^io de Freitas, Ribeiro de Melo, Dias de Andrade, Alfredo Portugal e D. Tomás de Vilhena. A todos ou Srs. Senadores responde o Sr. Ministro da Guerra, agradecendo.

O Sr. Santos Garcia apresenta dois projectos de lei: regalias aos donos de prédios sujeitos a usufruto e elevação da vila de Estremas a cidade.

Ordem do dia. — Entra em discussão o projecto de lei n." 833 reintegrando uns marinheiros. Falam os Srs. Silva Barreto e Ministro da Marinha (Pereira da Silva). Foi aprovado.

Entra depois em discussãn o projecto de lei n.° 781 (divisão do concelho de Alenquer em cinco assem-bleas).

O Sr. Mendes dos Reis apresenta uma proposta de substituição baixando o projecto ò, Secção.

Setjw se a leitura para discussão do projecto de lei n." 776 (reintegração no exército de um primeiro sargento),

Falam oa Sra. Silvo, Barreto 0 Ministro dg, @uerra (Mimoso @mrraj,

4Mi « • * *'. **»

Antes de se encerrar a sessão. — O Sr Carlos Co&tJ, pede informações do concurso das oficinas do porto de Luboa. Refere se também à lei seca. Respindem os Srs. Ministro do Comércio (Ferreira de Simas) e Ministro do Inferior (Vi-torino Godinho).

O Sr. Joaquim Crisóstomo rffere-se à questão cerealífera na Horta e o Sr. Santos Garcia à lavoura e crédito agrícola, ficsponãe o Sr. Ministro da Agricultura (Amaral Heis).

O Sr. Presidente encerra a sessão.

Abertura da sessão às lõ horas e 10 minutos.

Presentes à chamada 28 Srs. Senadores. ^

Entraram durante a sessão 18 Srs. Senadores.

faltaram à sessão 2ô Srs. Senadores.

Srs. Senadores presentes à chamada:

Afonso Henriqnes do Prado Castro e Lemos.