O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA «

PORTUGUESA

DO SENADO

DST.0

EM 26 DE JUNHO DE J925

Presidência do Ex.mo "Sr. António Xavier Correia Barreto Joaquim Manuel dos Santos Garcia

Secretários os Ex.mos Srs.

António Gomes de Sonsa Varela

Sumário. —Feita a chamada e verificando-se a presença de 21 Ss. Senadores, o Sr. Presidente abre a sessão.

Procede-se à leitura da acta e dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia. — O Sr. Presidente i-omuaica o fionuite feito jjela direcção doGimnásio Clube ao S/.nado para a sessão ínauyural do 2° congresso Áa reeducacão profissional.

O Sr /Francisco José Pereira refere-se aos processos respeitantes aos revolucionários civis, e apresenta uma proposta de lei relativa ao mesmo assunto.

Os Srs. Santos Garcia e Vicente liamos requerem que entrem em discussão antes da ordem do dia diversos projectos de lei. Foi rejeitado o requerimento do segundo dos Srs. Senadores aludidos, f tilando sobre o modo de votar os, Srs. Artur Costa e Afonso de Lemos.

O Sr. Artur Costa alude aos temporais que têm assolado várias localidades do distrito da Guarda, impetrando ao Governo quaisquer benefícios para aquela região.

O Sr. Procópio de Freitas requere que entre em discussão a proposta de lei n." 907. Foi rejeitada ^ o requerimento. Sobre o assunto falou o Sr. Afonso de Lemos apresentando novo requerimento acerca da proposta d f. lei n." 903, que foi aprovado.

O Sr. Francisco José.Pereira propõe um voto de sentimento pelo falecimento do antigo parlamentar José Dias da Silva. Associam-se todos os lados da Câmara.

O Sr. Ribeiro de Melo chama a atenção do Sr. Ministro da Affricultura para o regime florestal de Manteiffas. Fala no prejuízo de um oficial como professor do Colégio Militar; e pede que seja abolido o imposto de transacção para os barbeiros. Responde o Sr. Ministro da Agricultura (Amaral Reis).

O Sr. Alfredo Portugal lamenta o estado das estradas no distrito de Évora. Pede providências. Responde o Sr. Ministro do Comércio (Ferreira de Simds).

Entrosem discussão a última redacção do pro-

jecto de lei n.° 348. Foi aprovada e dispensada da última redacção.

Seguiu-se a leitura para discussão do projecto de lei n.° 903. Falam os Srs.' Mendes jlos Reis, D. Tomás de Vilhena e Silva Barreto. Este Sr. Senador requere que a discussão do projectasse adie até-estar presente o Sr. Ministrada Justiça, sendo convidado 'a comparecer na próxima sessãot o que foi aprovado.

Ordem do dia.—Continua na sua interpelação ao Sr. Ministro do Comércio, o Sr. Carlos Costa.. Responde o Sr. Ministro do Comércio (Ferreira de S imas).

Antes de se encerrar a sessão.— O Sr. Querubim1 Guimarães julga inconstitucional a escolha do Sr. Vilorino Godinho para o lugar no conselho de administração da Companhia Portuguesa dos Caminhos de Ferro. Responde o Sr. .Ministro da Justiça e dos Cultos (Oliveira Couti-nho.

Abertura da sessão às 15 horas e 15 minutos.

Presentes à chamada 24 Srs. Senadores. • Entraram durante a sessão 21.

faltaram 26.

Srs. Senadores presentes à abertura da sessão:

Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos.