15 DE MARÇO DE 1960 943
neos previstos. Impor-se-á, portanto, o desdobramento de pelo menos alguns destes, de modo a não exceder muito o número pedagogicamente aconselhável.
E claro que neste com puto partimos do princípio que, por escassez de instalações e de pessoal docente, não seria possível o funcionamento simultâneo de mais de lima classe de ginástica, circunstância que a verificar-se permitiria condições óptimas de ensino na formação numérica, e qualitativa de cada classe.
Três sessões semanais por classe, duas de ginástica e uma de desportos ou de iniciação desportiva, conforme o agrupamento, considera-se o mínimo indispensável a uma acção progressiva eficaz.
8. Como s óbvio e se deixa transparecer no capítulo anterior, a capacidade e o número de instalações para a prática de educação física tem a maior influência nas condições em que esta é ministrada.
Todos os liceus do País estão hoje mais ou menos apetrechados de ginásios e outras instalações para a prática de ginástica e desportos.
A intensificação da educação física, que se tem em vista com o presente projecto, requer o melhor aproveitamento desses recintos, o que ainda está muito longe de verificar-se, havendo liceus, como é sabido, em que os ginásios são utilizados para salas de espectáculos e outros fins, não cumprindo as funções para que foram criados ...
Há que pôr cobro a esta anomalia, que reduz considerávelmente a área, já de si tão exígua, do que se dispõe para a prática de exercícios físicos. E quando acidentalmente se verifique tal necessidade deverão ser restabelecidas todas as condições de funcionamento, de modo a que não possa ser afectada a regularidade do ensino.
E sobretudo o pavimento dos ginásios o que sofre com essas intromissões. Para restabelecer as condições higiénicas necessárias à prática de ginástica é preciso empregar processos de limpeza que se traduzem rapidamente em desgaste e deterioração ... Mas o que sucede mais a miúdo é a frequência da sua utilização extraordinária desencorajar a severidade higiénica e a ginástica voltar a executar-se ali em péssimas condições, ou então, talvez por escrúpulo instintivo dos responsáveis, ... deixar de se executar ...
Existe, por assim dizer, uma cómoda transigência geral perante esta irregularidade, que reclama, por isso mesmo, a mais enérgica repressão.
Já hoje não se admite que o piso de um ginásio de qualquer estabelecimento do ensino oficial, pelo menos dos que modernamente se têm estado, o construir, não apresente as condições próprios desses recintos, em toda a parte observadas.
Dos ginásios portugueses do ensino público da ginastica, quer modernos quer antiquados, nenhuns possuem tais condições ... e por isso se prestam a que os utilizem como salões de uso comum ...
É de reclamar o respeito que merecem ... e até as adaptações que os coloquem ao abrigo das constantes profanações de que são alvo ...
9. A cooperação entre organismos públicos e clubes de educação física é uma das questões basilares para o progresso do ensino e dos seus resultados. A concordância de métodos estabelece, só por si, uma das mais importantes formas desta cooperação.
Dela resultaria, de facto, mais perfeita evolução das faculdades físicas dos ginastas e atletas, cuja curva ascendente atingiria níveis muito mais elevados e, com maior proveito individual, impulso extraordinário, tanto qualitativo, como quantitativo, do desporto nacional.
Hoje, por falta de preparação prévia, os adolescentes que, vindos dos liceus, ingressam na ginástica ou nas actividades desportivas de educação física livre já não podem atingir as faculdades indispensáveis a um bom rendimento ginástico-desportivo e, consumindo mais energias, não passam da mediocridade.
E como os jovens nestas condições constituem multidão sucede que em todos os ramos do desporto nacional se faz sentir a sua presença ..., com a agravante de esses modestos campeões decaírem na vertical com assustadora precocidade, denunciando no seu prematuro desgaste todo o erro de uma cultura física deficiente.
Quando o ensino secundário se completar com uma educação física eficaz, orientada no sentido de proporcionar ao indivíduo bases sólidas para a sua actividade futura, a acção dos clubes tornar-se-á muito mais proveitosa. A ginástica que nestes se pratica é e deverá continuar sendo, em qualquer escalão, mais completa do que no âmbito liceal ou afim. Donde resulta, logicamente, que a frequência das classes de um clube de idoneidade técnica reconhecida tornará inútil a actividade oficial.
Já hoje assim o reconhecem muitos reitores de liceu, mas será conveniente que se converta em disposição legal o que, por enquanto, está dependente de critérios pessoais.
Entretanto, será de maior conveniência que se preste aos clubes, únicos estabelecimentos onde aquela se ministra desde a infância, numa criteriosa e profícua progressão, a máxima protecção, para que u sua actividade abranja o maior número possível de educandos e supra o melhor possível as deficiências do ensino actual.
E neste sentido que, através dos estabelecimentos do ensino público, se pode estabelecer uma acção, além de fácil, extremamente proveitosa:
As instalações desportivas destes, assim como dos organismos corporativos, deveriam ser colocadas à disposição dos clubes, fora das horas do ensino oficial, não só para funcionamento de classes de ginástica, mas também para cursos de iniciação desportiva para crianças e adolescentes.
A falta de instalações convenientes é, com efeito, o que mais afecta a actividade clubista na sua útil função de estabelecimentos educativos. Os estádios construídos servem quase exclusivamente o lado espectacular do desporto, pouca influência exercendo na formação física pré-desportiva através da ginastica, base todavia indispensável à prática correcta e proficiente de qualquer desporto.
Impõe-se, portanto, a utilização máxima dos ginásios existentes, ao mesmo tempo que se diligencie a construção de mais.
10. A assistência, aos clubes de ginástica compreende ó aspecto material de auxílio financeiro e o apoio legal às suas actividades de reconhecido valor educativo e cultural.
Todos os clubes de ginástica se encontram hoje a braços com o problema de ampliação indispensável para acorrer ao acréscimo incessante de praticantes e vêem--se colocados unte o dilema de cancelar a inscrição de sócios, com grave prejuízo financeiro, ou de proporcionar a .estes condições de actividade autipedagógica e em mais de um sentido, absolutamente insuficientes; quer dizer: ou desistir da propaganda da educação física ou, na prática, não ter meios para lhe corresponder.
Esta grave situação ameaça na própria existência algumas das mais prestadias colectividades do País, nomeadamente as mais antigas, alojadas ainda nas exíguas instalações de origem.