O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

754 ACTAS DA CÂMARA CORPORATIVA N.º 65

[Ver tabela na imagem]

CAPITULO VI

Estado da Índia

1. Continuam, ainda, a verificar-se as circunstâncias que determinaram a publicação da Lei n º 2112, de 17 de fevereiro de 1962.

2. Enquanto o território da província estiver subtraído ao exercício pleno e efectivo da soberania portuguesa não se programam quaisquer investimentos para o triénio a que respeita o presente Plano.

CAPITULO VII
Província de Macau

§ l º Evolução recanto, situação actual e perspectivas

1) Meio

1. A província de Macau, constituída por três parcelas territoriais distintas (a peninsular com 5,422 km2 e as ilhas de Taipa e Coloane, com, respectivamente, 3,478 km2 e 6,615 km2), localiza-se, sob o ponto de vista climático, na zona das monções, caracterizando-se por um Inverno húmido e relativamente frio. O período de pluviosidade máxima corresponde ao Verão, atingindo o nível dos 450 mm nos meses de Junho a Agosto.
O subsolo da província não oferece quaisquer recursos exploráveis.

2. Do ponto de vista demográfico caracteriza-se a província de Macau por uma elevadíssima densidade populacional e uma acentuada variabilidade dos efectivos populacionais.

QUADRO I

População da província de Macau segundo o censo de 1960

[Ver tabela na imagem]

O factor determinante das variações dos efectivos populacionais é o movimento migratório, bastando, para pôr em relevo tal circunstância, apontar o facto de este movimento corresponder nos efectivos movimentados anualmente a duas e três vezes os efectivos censuários. O confronto de sucessivos censos de que se dispõe revela, por outro lado, uma evolução somente compatível com o predomínio absoluto do factor migratório.

QUADRO II

Evolução da população de 1910 a 1960

[Ver tabela na imagem]