O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1242 ACTAS DA CAMARA CORPORATIVA N.° 94

Ainda aqui se verifica serem os países escandinavas aqueles onde o vinho atinge valores médios superiores.

53. Os grandes importadores do vinho do Porto são a França (à volta de 40 por cento do total exportado), o Reino Unido (cerca de 20 por cento) e a República Federal da Alemanha (mais ou menos 8 por cento).
Terá interesse seriar os países importadores pela sua importância relativamente aos últimos quatro anos. É esse o propósito do quadro LIX.

QUADRO LIX

[ver tabela na imagem]

Fonte: Instituto do Vinho do Porto, cadernos mensais de estatística e de
informação.

Em matéria de capitações de consume, a Dinamarca ultrapassa a Franca. A Gra-Bretanha, a Suíça e a República Federal da Alemanha ocupam, no seu turno, as ultimas posições - entre os principais países consumidores.
O quadro LX representa uma tentativa de ordenação dos países de acordo com as estimativas de Consumo (litros per capita). Embora aceites tais valores cum grano salis, não deixarão, contudo, de ter interesse, até para orientação de campanhas de promoção de vendas.

QUADRO LX

[ver tabela na imagem]

Fonte: Instituto do Vinho do Porto - O Vinho do Porto em 1970; Evolução do Comercio do Vinho do Porto em 1969; Evolução do Comércio do Vinho do Porto em 1967.

54. Tal como se procedeu, a propósito dos vinhos comuns, também se analisa a repartição das exportações do vinho do Porto pelos grandes espaços económicos.
0 quadro LXI contém a indicação das quantidades exportadas para os países do Mercado Comum, da Associação Europeia de Comercio Livre e para outros mercados.

[ver tabela na imagem]